in ,

Missas com igrejas abertas a partir deste sábado

Saiba quais as restrições

Igreja de S. João Baptista, em Tomar

Com a Vigília de Pentecostes no sábado, dia 30 de maio, são retomadas as missas na igreja de S. João Baptista em Tomar, depois de mais de dois meses fechada devido à pandemia.

A paróquia dirigida pelo padre Mário Duarte anuncia que “a celebração das 16h00 será a da Vigília de Pentecostes na forma breve e às 18h30 na forma longa”. A missa das 18h30 desse dia, para além de presencial será também transmitida pela página da paróquia no Facebook. À missa das 10h30 de domingo também já se pode assistir, mas vai continuar a ser transmitida pela rádio e pelo Facebook.

No entanto, para que os fiéis possam assistir às missas há uma série de restrições. Para já o espaço da igreja é limitado e as pessoas, obrigatoriamente com máscara, têm de estar distanciadas dois metros (há marcações nos bancos). Isto significa que a lotação da igreja vai ser reduzida para cerca de um terço da sua capacidade.

À entrada da igreja, antigamente existia água benta, agora está um frasco de gel desinfetante, que é obrigatório usar para quem entra.

Os fiéis só podem tirar a máscara quando comungarem (com hóstia na mão), mesmo assim esse ritual faz-se em silêncio e é o padre que se desloca aos locais onde estiverem as pessoas (não há filas).

O peditório passa a ser feito à saída da missa.

Orientações da Diocese aqui e aqui

 

Escrita por Redação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

As desgraças urbanísticas (e outras) vão continuar

Os números do jogo em Portugal