PolíticaDestaque

Zeca Pereira proposto para Provedor do Munícipe

- Publicidade -

O ex-presidente da assembleia municipal de Tomar, José Pereira, vai ser proposto para o cargo de Provedor do Munícipe, uma figura cuja criação era uma promessa do PS desde há 10 anos e que só agora é concretizada.

O nome vai ser proposto na reunião de câmara de segunda feira, dia 6, e depois tem de passar ainda pela assembleia municipal.

Com 74 anos, Zeca Pereira, como é conhecido, é militante e dirigente do PS. Professor aposentado, além de ter presidido à assembleia municipal, foi presidente da associação Canto Firme, da Associação dos Forcados Amadores de Tomar e da Liga dos Amigos dos Bombeiros e membro da Comissão Central da Festa dos Tabuleiros.

O objetivo do Provedor do Munícipe de Tomar é “defender e promover os direitos, garantias e interesses legítimos dos munícipes junto dos órgãos e serviços municipais”

De acordo com o regulamento, o nome dessa figura é proposto pela presidente da câmara, e depois tem de ser aprovado pelo executivo e pela assembleia municipal.

- Publicidade -

A atividade do Provedor deve ser exercida “com independência e imparcialidade face aos órgãos municipais”.

O regulamento prevê que a pessoa escolhida para Provedor “tem direito à compensação exclusiva prevista na lei para o presidente da assembleia municipal, com o limite de duas senhas de presença por mês”. O presidente da assembleia municipal de Tomar ganha cerca de 100 euros por cada reunião.

Provedor do munícipe continua só no papel

- Publicidade -

3 comentários

  1. Como é que alguém que pertence ao partido que está a governar o município vai conseguir analisar de forma isenta? É sequer possível?

    Não é demasiado velho? É de esperar que tenha genica para se mexer e ir investigar as coisas a fundo, ou é só para fingir que está ali para defender os munícipes? Se for só para fingir que se quer saber dos munícipes, acho muito bem esta escolha e apoio-a, de outra forma ganhem vergonha e nem criem este cargo, a não ser que alguém esteja mesmo a precisar desses 100 ou 200 euros extra e esta seja a única maneira de lá meter mais alguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo