Pela primeira vez a câmara de Tomar vai ser governada por um eleito que não esconde pertencer à maçonaria. Hugo Cristóvão (PS), até agora vice-presidente, vai assumir a presidência da autarquia a partir de 1 de outubro. O líder do PS Tomar assume publicamente a sua obediência à maçonaria, neste caso, ao Grande Oriente Lusitano (GOL), tal como o deputado Hugo Costa (PS), presidente da assembleia municipal e líder distrital dos socialistas.
O município nabantino passa a ter dois dirigentes maçónicos nos seus dois órgãos, o executivo e o deliberativo, o que é inédito em Tomar.
Hugo Cristóvão e Hugo Costa entraram para a maçonaria pela mão do ex-chefe de gabinete e ex-companheiro da presidente Anabela Freitas, Luís Ferreira.
Foi em dezembro de 2019 que abriu em Tomar uma loja do Grande Oriente Lusitano, a obediência maçónica com mais membros em Portugal.
Há ainda mais outras duas – Gualdim Pais e Sellium – mas estas estão ligadas à Grande Loja Legal de Portugal / Grande Loja Regular de Portugal, outra corrente maçónica.
Em Tomar serão cerca de 100 os elementos ligados à maçonaria, havendo um grande peso desta organização na câmara e no politécnico de Tomar.
De facto ganharam peso, estão mais fortes!
Nas férias de verão, há sempre tendência para ganhar mais uns quilos.
Não há nada melhor que um pouco de exercício, nem que seja a subir as escadas de acesso ao piso superior da câmara!
O problema é que não sobem as escadas, não trabalham não sobem. Passam o dia no café.
A cereja por cima do bolo
É muito estranho que num país republicano e democrático, possam existir funcionários “públicos” com fidelidades “privadas” e secretas.
Conheço bem casos na Câmara e no Politécnico de Tomar: está cheio de maçons que se protegem e promovem mutuamente. Investiguem a CMT, o IPT, o Centro de Estudos em Fotografia e o Complexo Cultural da Levada de Tomar… Vão sair aventais debaixo de todas essas pedras!
Obrigada!