in ,

Maioria a favor do parque zoológico da Barquinha

Está terminada a fase de consulta pública do megaprojeto BARK – Bioparque Barquinha, um conceito moderno de jardim zoológico, a construir no concelho de VN Barquinha, na fronteira com o concelho de Tomar e junto ao parque empresarial da Atalaia (EN 110).

Das 12 participações recebidas, “de uma maneira geral, verificou-se que o teor das participações apresenta concordância com o projeto, verificando-se haver três participações classificadas como reclamação, sugestão e uma discordância”.

Participaram na consulta pública 11 cidadãos e uma organização não-governamental na área do ambiente, a FAPAS – Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade. Esses contributos podem ser consultados aqui.

O Bark – Bioparque Barquinha é apresentado como um parque temático, sobre a vida animal, a desenvolver numa área de cerca de 38,1ha, pretende constituir-se como um bioparque, onde será possível visitar uma coleção de 260 espécies (situação inicial), havendo potencial para ampliar a coleção até 3 mil espécies.

As coleções das espécies estarão dispersas por 10 grandes áreas que comportam 9 habitats diferentes: Savana Africana, Ásia Tropical (estufa), Pantanal, Peneda-Gerês (Ibéria), Austrália, Himalaias, Ásia, Congo, Polos e a exibição das Aves (de vários habitats).

O bioparque está projetado como centro de conservação, reprodução e reintrodução no habitat natural de espécies em vias de extinção. Este parque foi pensado como polo de conhecimento que alia a pesquisa científica ao desenvolvimento de programas ambientais.

Para além dos vários habitats que sustentarão as exposições animais o projeto contará com um conjunto de infraestruturas que permitirão assegurar, todas as questões relacionadas com a saúde e bem-estar animal e todas as infraestruturas necessárias ao usufruto pleno do Parque pelos visitantes, como sejam o edifício de entrada, o centro pedagógico, os restaurantes, os vários quiosques de merchandising e o hotel.

Escrita por Redação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Instituto da Juventude publica lista de subsídios

Falha da câmara afasta taxistas da praça