in ,

Fadista de Tomar participa no concurso de fado da EDP (c/ vídeo)

A jovem fadista Rita Mendes, de Tomar, é uma das participantes no EDP Tanto Fado, a mais recente iniciativa da EDP na área da música que “visa apoiar e promover o talento nacional”, refere a promotora.

“Loucura”, fado cuja versão mais conhecida é de Mariza (informação corrigida), é o tema com que Rita Mendes se apresenta neste concurso cujo vencedor irá editar um álbum com a Sony Music e ainda atuar no palco EDP Fado Café na próxima edição do festival NOS Alive.

Para já, terminou a fase de votação do público feita por aqui.

Rita Mendes é filha de José Ribeiro Mendes, professor no politécnico de Tomar e presidente do Rotary Club local.

Entre todos os fadistas inscritos serão selecionados 16 candidatos para a semifinal, seis fadistas serão escolhidos através de votação no site do concurso e os restantes 10 serão por escolha direta do júri, tendo em conta a dicção, compasso, interpretação, afinação, melodia e técnica vocal.

Os semifinalistas serão anunciados no dia 2 de dezembro no site do concurso e serão contactados pela organização para preparação da semifinal online.

Dos semifinalistas serão selecionados para a final oito fadistas, um será o mais votado online no site do concurso e os restantes sete fadistas serão selecionados por escolha direta do júri, tendo em conta a dicção, compasso, interpretação, afinação, melodia e técnica vocal.

Os oito finalistas serão anunciados no dia 11 de dezembro no site do concurso e serão contactados pela organização para preparação da final.

A final do concurso terá lugar no dia 20 de dezembro, em Lisboa. O local da final será comunicado aos finalistas. Na final, cada fadista interpretará ao vivo dois temas.

A escolha do fadista vencedor é da responsabilidade do júri do concurso.

 

 

Escrita por Redação

Comentários

Responder
  1. Corrigir que o fado Loucura não é original de Mariza. è um fado tradicional composto por Julio de Sousa e interpretado pela primeira vez por sua irmã a fadista Maria Amélia. A letra mais popular será o fado “sou do fado” da autoria de Frederico de Brito. Mariza tem a sua versão, como Carlos do Carmo,Ana Moura, Marco Rodrigues, etc. Por exemplo, o fado antigo “Belos tempos” celebrizado por Fernando Farinha, é também ma musica do fado loucura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Jovem empresário de Tomar em greve de fome

Comandante dos bombeiros de Tomar demite-se