SociedadeDestaque

Treze anos depois de assaltos violentos, PJ apanha um dos assaltantes na Suíça (c/ vídeo)

- Publicidade -

O trio de assaltantes, de nacionalidade romena, responsável por uma onda de assaltos a ourivesarias em 2009 e 2010, está preso para cumprir a pena de 16 anos a que tinham sido condenados.

O último dos elementos do gangue foi localizado e detido em Zurique na Suíça, sendo depois extraditado para Portugal onde vai cumprir a pena de prisão.

A extradição surge no âmbito de mandado de detenção europeu, emitido pelo Tribunal Judicial de Santarém.

Isto porque um dos assaltos mais violentos aconteceu a 28 de outubro de 2009 na ourivesaria Costa em Almeirim.

Nas imagens de videovigilância (ver vídeo), um dos assaltantes (de cara destapada), depois de pedir informações sobre os artigos expostos, usa um martelo como arma para agredir os proprietários, de 56 e 53 anos, que ficaram feridos com gravidade na cabeça.

- Publicidade -

Há ainda registo de outros assaltos a ourivesarias em Oliveira de Azeméis (28 de outubro de 2009), em Ourém (6 de novembro), Batalha (dia 16 de novembro) e em Castanheira do Ribatejo (18 de novembro).

A investigação a estes assaltos foi desenvolvida pela Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional Contra Terrorismo, pela prática, entre os anos 2007 e 2010, em diversas cidades do território nacional, de vários crimes de roubo agravado, em estabelecimentos de ourivesaria, “sempre com contornos de grande violência”, refere a PJ em comunicado.

Também por estes factos foi recentemente extraditado para Portugal, para cumprimento de pena, um outro cidadão estrangeiro, que integrava o mesmo grupo criminoso.

“A Polícia Judiciária deslocou-se a Zurique, onde o detido lhe foi entregue pelas autoridades helvéticas, sendo custodiado até território nacional e entregue em Estabelecimento Prisional, para cumprir a pena de prisão a que fora condenado”, explica a PJ.

 

Comunicado da PJ

IMG 20221025 134728
Recorte do Correio da Manhã

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo