
É já domingo de Páscoa, dia 9, que se realiza a primeira saída de coroas da Festa dos Tabuleiros, um cortejo que repete o percurso do cortejo dos Tabuleiros a 9 de julho.
Elementos da comissão, autarcas e quem se quiser associar juntam-se às 9h30 na igreja da Misericórdia e dali sai o cortejo pela av. Cândido Madureira, praceta Alves Redol, rua Everard (Levada), rua Serpa Pinto (Corredoura) e Praça da República, com missa às 10h30 na igreja de S. João Baptista.
No fim da missa, o cortejo desce a Corredoura e segue o percurso já anunciado: r. Everard – Praceta Alves Redol – Ponte Nova – av. Norton de Matos – r. Manoel de Mattos – r. Miguel Ferreira – av. Ângela Tamagnini – al. Um de Março (lado sul) – r. Marquês de Pombal – Ponte Velha – av. Marquês de Tomar – r. Silva Magalhães – Praça da República – r. Infantaria 15 – Igreja da Misericórdia, artérias para as quais estão previstos condicionamentos de trânsito.
A animar vão estar as bandas Nabantina e Gualdim Pais e um grupo de gaiteiros. Está previsto o lançamento de foguetes.
Desta vez participam as coroas e pendões de todas as juntas de freguesia.
Por iniciativa dos comerciantes e moradores, algumas ruas são ornamentadas com tapetes de flores, ramos e folhas, enquanto as janelas e varandas são enfeitadas com colchas.
É tradição também os moradores e visitantes lançarem pétalas de flores ou confetis para os participantes no cortejo.
A Saída das Coroas e Pendões é uma forma de se anunciar a grande festa dos Tabuleiros (1 a 10 de julho).
Até lá estão programadas sete procissões das Coroas e Pendões do Espírito Santo sempre com início junto à igreja da Misericórdia e com percursos sempre diferentes, sendo que o objetivo é tentar percorrer todas as artérias da cidade.
Festa dos Tabuleiros: saiba as datas e os percursos das saídas de coroas
Segundo fonte mal humorada, ( bem informada CM), as coroas não estavam bem centradas na alcova e a culpa é da câmara!
Queres paiva?
Ou és paiva?
A quem pensas que enganas currucucu?