in ,

Obras no Fórum feitas às escondidas

forum IMG 20210805 165111

Uma vedação alta e a tapar toda a zona do fórum romano, atrás do quartel dos bombeiros de Tomar, impede que os tomarenses acompanhem a evolução da obra numa zona de importância histórica e patrimonial para os tomarenses.

Nesta fase decorrem as escavações arqueológicas, mas todo o trabalho está a ser feito longe dos olhares dos curiosos, sobretudo dos que se interessam pelo património e pela história de Tomar.

Outras autarquias fazem questão que os seus munícipes acompanhem o evoluir das obras e criam janelas de observação, o que não acontece na intervenção no fórum, da responsabilidade da câmara de Tomar.

forum IMG 20210801 081156

Obras no Fórum Romano já começaram

Escrita por Redação

Blog informativo Tomar na Rede. Notícias sobre Tomar e região envolvente. Informação local e regional.

Comentários

Responder
  1. Percebe-se a cautela extrema. Quem está por trás daquilo desde há muitos anos, sabe como mais ninguém que tudo não passa de uma mentira de todo o tamanho. Aquilo nunca foi romano, quanto mais agora um fórum. Uma vigarice histórica, é o que é.
    Vai daí é melhor ir tapando o mais possível. Quando a população acabar por perceber o logro, já é tarde demais.
    Paguem contribuintes! A gamela engana muita gente, quando afinal só é gratuita para quem não está sujeito a IRS e outras taxas.

  2. Ora aqui está uma oportunidade de negócio !
    Os habitantes dos apartamentos bem podiam alugar as varandas por x tempo , a exemplo do que se faz na Festa dos Tabuleiros !
    Ideias !!!

  3. 500.000€ para fazer um barracão que não tem qualquer atratividade para os munícipes ou turistas seja do ponto de vista histórico ou cultural (não existem pavimentos em ladrilho, mármores, NADA). A este valor acresce o já gasto em projetos, estudos.. e custos FUTUROS de exploração e manutenção (vão cobrar bilhete? vai estar fechado todo o ano e abrir no dia 1 de março?)

    Porque não foi utilizado esse dinheiro para reconverter um qualquer edifício em Museu Municipal (Arqueológico)?
    É a inversão total de prioridades – este local (parte do antigo Fórum..) só interessa aos especialistas e depois de ser totalmente inventariado e mapeado, poderia ser aterrado (preservado!) e dar lugar a um espaço público.. por outro lado todo o espólio que foi sendo encontrado ao longo de dezenas de anos, anda perdido não se sabe onde, supõe-se à guarda de várias instituições (IPT, DGPC, etc) e qualquer munícipe passará a sua vida sem os poder ver..
    Mais, as novas gerações (de Tomarenses, caso surjam..) não terão noção do que foi encontrado no concelho e que poderá estar ainda por descobrir, não saberão reconhecer nem dar valor ao património

    E para quem não acredita.. é ver o projecto, disponível aqui (ver em “peças do procedimento”) https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=7538400

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
ZU Loja 2

Continente de Tomar vai ter loja de animais com veterinário

registo civil IMG 20210810 100631

Caos e revolta no registo civil