SociedadeDestaque

Ninho de vespa asiática no Carrascal

- Publicidade -

Foi detetado um ninho de vespa asiática no Carrascal, perto de Alvito de Cima, nos arredores de Tomar.

Pelo que confirmámos, o ninho ainda não está registado na aplicação Stop Vespa, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Encontra-se no cimo de uma árvore a poucas dezenas de metros da estrada e de algumas habitações.

A vespa-asiática (ou vespa velutina) chegou a Portugal em 2011 e, desde aí, tem-se espalhado por (quase) todo o país. É uma espécie carnívora e predadora da vespa europeia (ou vespa crabro). Instala-se sobretudo em áreas urbanas e periurbanas e representa uma ameaça à sustentabilidade da apicultura nacional, com consequências na produção de mel e na produção agrícola. Contudo, esta espécie também pode apresentar alguns riscos para a população.

vespa IMG 20240127 103547

- Publicidade -
- Publicidade -

7 comentários

  1. Em plena cidade também há um grande ninho de vespas nacionais, igualmente funestas! Situa-se em plena Praça da República, nas costas do fundador do “pueblo”…

  2. Finalmente virá a justiça para o interior do país com a abolição das portagens,a A13 também deveria constar apesar do desconto que teve início em 2024. Será uma boa ajuda para quem depende da necessidade de circular mas também poderá levar a maior circulação de pessoas pelo turismo. Espero para ver.

  3. CLARO QUE NÃO ESTÁ REFERENCIADO NESSA ESTRUTURA DA TRETA QUE SÓ SERVE PARA CHUPAR DINHEIRO AOS CONTRIBUINTES, SENÃO VEJAMOS: LIGAMOS PARA A PROTEÇÃO CIVIL A DAR A NOTICIA DO RESPETIVO NINHO DAMOS O LOCAL ETC, AÍ OS ALUJADOS NA GAMELA NÃO TIRAM O CU DO BANCO E PEDEM AS COORDENADAS, A PESSOA DIZ NÃO SEI OQUE É ISSO, RESPONDE A BESTA EU ENSINO-LE, VÁ AO GOOGLE, ONDE? DIZ O COITADO, E POR AQUI ME FICO, MAS HÁ MAIS E MUITO MAIS…..

    1. Você não passa dum má-língua. Eu já tive de recorrer à protecção civil por causa dum ninho de vespa asiática que se avistava da minha janela. Nessa ocasião dirigi-me pessoalmente ao quartel dos bombeiros, disse ao que vinha, e encaminharam-me para um funcionário que registou a minha denúncia, solicitando-me que fizesse uma exposição por e-mail, detalhando o melhor possível a localização do ninho e, se possível, com fotografia. Foi o que fiz, e passadas duas horas lá estava o jipe dos serviços e dois funcionários. Estiveram a observar o ninho, e passado pouco tempo enviaram-me um e-mail informando que não havia motivo para alarme porque o ninho estava desactivado. Ao mesmo tempo agradeceram-me a colaboração. Com o passar do tempo o ninho desapareceu.
      Eis porque não tenho motivos para criticar negativamente a acção da protecção civil, talvez porque respeito o serviço publico que presta. Será o seu caso???

      1. Olha la papagaio de bico doirado,tu sabes o que é Google e dar informaçoes.
        Quem diz que a pessoa que chamou nao é uma velhota ou um velhote que nao sabe o que é um computador?
        Falas muito.
        Tu és o Chico Esperto de Tomar.
        Respeita OTARIO e vai la dar banho ao cao.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo