Os dois padres de Ferreira do Zêzere vão ser substituídos por novos padres, ambos polacos, decisão do bispo de Coimbra que está a gerar polémica na comunidade ferreirense.
A exercer desde 2015 nas paróquias de Areias, Bêco, Chãos, Dornes e Paio Mendes, o padre Manuel Vaz Patto vai sair para Oliveira do Hospital, a partir de setembro.
Na internet já circula uma Petição Pública com cerca de 300 subscritores a pedir a permanência do padre Manuel Vaz Patto que, durante oito anos, com algumas polémicas pelo meio, deixa obra feita, como se pode ler no texto da petição.
“É do conhecimento de Toda a Unidade Pastoral de Ferreira do Zêzere, a dedicação do Sr. Prior Manuel Vaz Patto a todas as Paróquias. As igrejas estão lindas como podemos ver, as capelas estavam fechadas mas voltaram a ser abertas, recuperadas e a ter missa. O Santuário em Dornes passou a estar aberto diariamente, por um grupo de voluntários criado pelo Sr. Prior Manuel Vaz Patto”, realçam os subscritores.
O padre Manuel Patto pertence a uma fação conservadora da Igreja que não concorda com o Concílio Vaticano II e até com algumas posições de abertura da Igreja concedidas pelo Papa Francisco. Veste de forma tradicional, procura seguir o Missal e rituais antigos e celebra missas em latim, de costas para os fiéis.
O outro pároco que sai é o padre Pedro Manuel Luís, responsável pela Unidade Pastoral de Águas Belas, Ferreira do Zêzere, Igreja Nova do Sobral e Pias.
A partir de setembro, passam a liderar a igreja em Ferreira do Zêzere Jan Piotr Stawicki (Pe. João Pedro) e Pe. Wojiech Kubrak (Pe. Adalberto) ambos padres palotinos, polacos, párocos de Corticeiro, Febres, São Caetano e Vilamar, no arciprestado de Cantanhede.
NOMEAÇÕES DE CLERO DA DIOCESE DE COIMBRA PARA O ANO DE 2024-2025
Seria interessante escreverem o motivo de existirem tantas pessoas a apelar pela permanência do Sr. Padre Manuel Vaz Patto. Era interessante ver as pessoas a pensar, se é que elas ainda pensam. Neste momento, denegrir um padre poderá ser perigoso, já que em termos de paroquianos, são mais que as mães..