in ,

“Estacionamento inteligente” em Tomar custa 240 mil euros

estac IMG 20210427 194031

Quem anda de carro em Tomar já deve ter reparado numas peças que estão a ser colocadas no pavimento dos lugares de estacionamento. São “sensores para suporte à implementação de uma solução de gestão e controlo de ocupação de parques de estacionamento”.

A câmara nada divulgou sobre esta inovação. Apenas Anabela Freitas, na sua página pessoal no Facebook, anunciou o “início (no dia 21) dos trabalhos de instalação do sistema de gestão de estacionamento inteligente.”  Acrescenta que se trata “de um projeto financiado no âmbito das smart cities e que visa reduzir a emissão de CO2 na cidade”.

Para este sistema de “estacionamento inteligente”, a câmara vai investir 239.793 euros através de dois contratos, um com a empresa Wavecom, Soluções Rádio, SA (151.971,14 euros) e outro com a SOFTINSA (87.822 euros).

À empresa Wavecom compete o “fornecimento e instalação de uma rede de sensores, para suporte à implementação de uma solução inteligente de gestão e controlo de ocupação de parques de estacionamento1, de modo a poder efetuar a gestão da lotação dos mesmos de forma centralizada, com objetivo de maximizar a utilização dos lugares de estacionamento disponíveis”.

A SOFTINSA responsabiliza-se pelo “desenvolvimento e implementação de uma solução inteligente de gestão e controlo de ocupação de parques de estacionamento, de modo a poder efetuar a gestão da lotação dos mesmos de forma centralizada, com objetivo de maximizar a utilização dos lugares de estacionamento disponíveis, disponibilizando as respetivas taxas de ocupação em plataforma Web, em aplicação para equipamentos móveis e em écrans/TVs de divulgação”.

O calendário da aplicação dos sensores nos parques de estacionamento é o seguinte:

a) Av. Marquês de Tomar – dias 21 e 22 de abril de 2021;

b) Alameda Um de Março – Lado Sul (sentido ascendente), dias 22 e 23 de abril de 2021;

c) Alameda Um de Março – Lado Norte (sentido descendente), dias 26 e 27 de abril de 2021;

d) Av. Cândido Madureira e Praceta Infante D. Henrique – Lado Sul (sentido descendente), dias 27 e 28 de abril de 2021;

e) Av. Cândido Madureira e Praceta Infante D. Henrique – Lado Norte (sentido ascendente), dias 28 e 29 de abril de 2021;

f) Várzea Grande e envolvente – Rua dos Arcos desde os Estaus até à Travessa dos Arcos, Travessa da Misericórdia, Rua Infantaria 15, Rua e Travessa da Saboaria até à Travessa dos Arcos, dia 29 de abril de 2021;

g) Várzea Grande e envolvente – Envolvente ao Palácio de Justiça, Av. General Tamagnini de Abreu e Rua de S. Sebastião, dia 30 de abril de 2021;

h) Várzea Grande e envolvente – Envolvente à Várzea e Rua conde Ferreira, dias 3 e 4 de maio de 2021;

i) Convento de Cristo e envolvente – Parque da N. Srª da Conceição, dias 5, 6 e 7 de maio de 2021;

j) Convento de Cristo e envolvente – Envolvente ao Convento, dias 10 e 11 de maio de 2021;

 

Contratos

Objeto do contrato Adjudicante Adjudicatário Preço contratual Publicação
Empreitada de instalação de uma rede de sensores para suporte à implementação de uma solução de gestão e controlo de ocupação de parques de estacionamento Município de Tomar Wavecom, Soluções Rádio, SA 143.369,07 €* 22-02-2021
Aquisição de bens e serviços para desenvolvimento e implementação de uma solução de gestão e controlo de ocupação de parques de estacionamento Município de Tomar SOFTINSA – Engenharia de Software Avançado, Lda 71.400,00 €* 19-02-2021

*Aos valores acresce o IVA

estacionam

 

Gostou de ler este artigo? Então, partilhe e apoie-nos nesta missão de informar!

Proponha uma correção, sugira uma pista: 

Envie fotos e vídeos para ou por aqui

Escrita por Redação

Blog informativo Tomar na Rede. Notícias sobre Tomar e região envolvente. Informação local e regional.

Comentários

Responder
  1. O mais caricato disto, será quando estiver o sistema completamente implantado, a denominada caça à multa por parte da PSP.
    Porque ainda não foi há muito tempo, que saiu a nova legislação (com multas mais pesadas) por causa dos condutores andarem a conduzir e ao mesmo tempo servirem-se dos telemóveis.
    Ou seja, multas com fartura.
    Mas sempre podem apresentá-las à Camara para as pagar, penso Eu de que…

  2. O que tem a caça à multa a ver com esta notícia? As multas, para quem prevarica, existem com ou sem este sistema.

  3. Então, isto é pior que a pide, querem saber tudo que uma pessoa faz tem que haver mais um 25 de Abril para os novos políticos, eu sei que tem que haver regas, mas já está tudo a cheirar mal digo eu , se calhar estou errado.

  4. O co2 e as “novas energias” servem sempre para legitimar o assalto ao dinheiro dos contribuintes. Há um problema com os níveis de co2 em Tomar?
    Lembram-se quando a desculpa para esbanjar dinheiro era as telecomunicações? E passado 20 anos vamos a tantas aldeias deste pais e mal temos rede. Enfim, continuem a votar nesta gente….

    “Ela rouba mas faz”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
convento charola turismo 7826823842922019785 n

Visitas guiadas ao Convento de Cristo todos os domingos

filas convento de cristo IMG 20190811 121643

Se há problema grave não é competência minha