A história do eventual roubo de uma égua garrana na zona de Cem Soldos, freguesia de Madalena, Tomar, no dia 31 de agosto, está a ganhar novos contornos e mete já investigação da GNR.
No local onde estava o animal foram encontrados dois cartuchos. Além disso, a proprietária da égua foi ameaçada por um caçador, segundo relato da própria.
O equídeo, de seu nome Alma Velha, está chipado e registado em nome de Contemporary Paradise (Quinta dos Templários).
“Hoje percebi que a minha adorada égua Alma Velha não vai aparecer mais. Também sei que não foi roubada, mas não tenho provas. (só 2 cartuchos). Sei que foi provavelmente alvejada por caçadores na minha propriedade, mas como era pequenina conseguiram carregá-la”, explica Verónica Carneiro Alvarez numa publicação no Facebook.
“Hoje soube, depois de ter sido ameaçada por um caçador que me diz: “venho passar o recado para fechar todos os seus animais porque a suas terras são zona de caça e pode haver acidentes”, que não vou ver mais a minha companheira de vida, a minha Alma Velha e também soube que todos nós podemos ser alvos destas pessoas”, acrescenta.
A proprietária da água sente-se deprimida e revoltada contra os caçadores. “Hoje soube que em Portugal os caçadores são intocáveis. Hoje soube que a vida dum cavalo para alguns não é nada e tudo está permitido”.
“Descansa em paz Alma Velha, até algum dia, meu amor”, despede-se Verónica que agradece “imenso” à GNR de Tomar pelo apoio nestes dias.
Em março de 2022, aconteceu um caso semelhante em Chão das Eiras, na freguesia de Alviobeira, Tomar, mas neste caso o caçador assumiu a culpa.
Nada como um bom interrogatório ao caçador que interpelou a proprietária até ele deitar as informações todas cá para fora… mesmo sendo zona de caça não os isenta de responsabilidades. Por muito que custe não se pode trazer a egua de volta mas o irresponsável que a abateu tem de ser responsabilizado é servir de exemplo.
Conheço muitos caçadores sérios mas como em tudo também existem maçãs podres… é para estes últimos, pode ser que sejam eles a presa de algum bovino ou equidio armado com uma shot gun.
Simplesmente inacreditável. Um sentimento de solidariedade para a senhora que cuidava da dita égua, pelos vistos vítima do que só pode ser um animal irracional .