SociedadeDestaque

Distrito de Santarém é o quarto com maior número de abusos sexuais na igreja

- Publicidade -

Segundo o relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa, divulgado hoje, o distrito de Santarém é o quarto com maior número de abusos sexuais na igreja, depois de Lisboa, Porto e Braga.

A incidência nestes distritos explica-se, em parte, pela existência de seminários ou outras instituições religiosas.

O documento revela que o distrito de Lisboa concentra o maior número de casos (120). Seguem-se os distritos do Porto (64 casos) e de Braga (55 casos). O quarto distrito com mais situações é Santarém (26 casos), seguido de Aveiro (24 casos), Leiria (21 casos), Coimbra (19 casos) e Setúbal (18 casos). Ainda com mais de 10 casos encontramos Viana do Castelo (15 casos), Viseu e a Região Autónoma da Madeira (14 casos), Bragança (13 casos), Évora e Guarda (12 casos) e Castelo Branco (11 casos). Foram relatados 9 casos ocorridos no distrito de Vila Real e 8 na Região Autónoma dos Açores. Os distritos de Beja (5 casos), Portalegre e Faro (2 casos cada) completam a lista.

São cerca de 500 páginas nas quais se refere 512 testemunhos validados relativos a, “no mínimo”, 4.815 vítimas, algumas das quais abusadas mais do que uma vez.

O relatório completo pode ser consultado aqui.

- Publicidade -

Abusos na Igreja portuguesa. Comissão validou 512 testemunhos, mas pode haver quase 5000 vítimas. Foram enviadas 25 queixas para o MP

 

 

- Publicidade -

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo