DestaqueSociedade

Covid-19: vacinação do provedor da Misericórdia gera polémica

- Patrocínio -

Está a ser alvo de várias críticas o facto de o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tomar ter sido vacinado contra a Covid-19 antes da totalidade dos utentes e funcionários. A polémica foi tal que a instituição acabou por apagar o post no Facebook com as fotos da vacinação onde surgia António Alexandre a ser vacinado.

O provedor integrou o grupo das primeiras 57 pessoas, incluindo profissionais e utentes do hospital da Misericórdia que tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no dia 15 de janeiro.

Depois de vários casos semelhantes a nível nacional (Reguengos de Monsaraz, Arcos de Valdevez, etc), o próprio presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) veio alertar para que não sejam invertidas as prioridades.

- Patrocínio -

Em declarações ao Jornal de Notícias do dia 25, Lino Maia lembrou que a vacinação prioriza os utentes, depois, os trabalhadores e, por fim, “os chamados dirigentes ativos”, ou seja, pessoas da cúpula “que estejam dentro da instituição”. E acrescenta: “não podemos ser absolutistas. Se há sobras, devem ser administradas. É melhor vacinar uma pessoa do que deitar vacinas fora, porque elas são escassas e necessárias”.

O problema no caso da Misericórdia de Tomar é que não houve sobras de vacinas nem a prioridade foi respeitada, o que fez espoletar a polémica.

Em resposta a alguns comentários no Facebook, o provedor António Alexandre argumentou que “está todos os dias na Misericórdia e tem a exposição de qualquer outro trabalhador e a responsabilidade 24 horas, 365 dias, por tudo”.

Está previsto que esta semana sejam vacinados os restantes utentes e trabalhadores, de todas as outras valências da Misericórdia de Tomar.

https://www.facebook.com/tomarnarede/posts/3679096638792783

- Patrocínio -

3 comentários

  1. Vou republicar um comentário de há dias atrás, relativo ao agravamento record da pandemia no concelho de Tomar. Para quem achou que eu estava a exagerar aqui temos um exemplo concreto: o Senhor coronaaquinaoentra – mas há muitos, muitos mais! “Finalmente os negacionistas, darwinistas, nazistas, eugenistas, naturopatas, cheganos, seniores-com-o-nariz-de-fora-da-máscara, tasquistas, irresponsáveis, egoístas, ou simplesmente ignorantes, estão a conseguir o que queriam. Estamos a chegar lá. Parabéns!”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo