
Parte da rua de Leiria, em Tomar, encontra-se sem iluminação pública há mais de dois meses apesar das queixas já formalizadas junto da EDP e da câmara.
A reportagem do “Tomar na Rede” constatou no local a escuridão que se sente num troço da rua, causando problemas de segurança.
Outra reivindicação dos moradores é a colocação de uma passadeira no local uma vez que o contentor do lixo se localiza do lado oposto aos prédios, obrigando os residentes a atravessar a estrada com todos os riscos associados.
Queixam-se ainda da forma nada cordial como uma funcionária da Câmara os atendeu o que fez ainda agravar o ambiente de revolta pela situação.
Transcrevemos a seguir uma carta enviada pelos moradores à comunicação social:
Falta de iluminação pública em Tomar há 2 meses
Venho desta forma solicitar o vosso apoio, para denunciar uma situação de falta de iluminação pública em Tomar, que se arrasta há dois meses, e que já foi transmitida à EDP, iluminação pública com o número de processo, 192430242 e em que nada acontece.
Vou tentar enquadrar esta situação. Trata-se de um poste de iluminação que devido á sua localização, deixa uma grande parte de habitações na mais completa escuridão.
Acresce, que estamos a falar da rua de Leira em Tomar, que fica na entrada da cidade e onde os automobilistas se comportam, como estando fora da cidade, circulando aqui a alta velocidade. Neste local, não existe sequer uma passadeira, ou uma lomba que limite as altas velocidades a que por aqui passam. centenas de viaturas, permanentemente.
A este cenário acresce que assim que anoitece, esta parte da rua e as casas e prédios que aqui existem mergulham na maior das escuridões pela falta do poste já referido. A indignação aumenta, porque, quando se tenta resolver a situação, nada se consegue fazer, barrando nas mais inconcebíveis dificuldades criadas por aqueles que tinha a obrigação de ajudar as cidadãos residentes e contribuintes que lhes pagam os ordenados.
O mais chocante é que ao ligar para a Câmara Municipal de Tomar a funcionária ao tomar conhecimento da ocorrência disse a rir: ” Não dramatizem é apenas um poste de iluminação”, mesmo depois de se lhe ter explicado, que a falha desse poste/lâmpada deixa uma grande parte da rua completamente às escuras com a agravante dos problemas já expostos atrás, mesmo depois de se lhe ter explicado que todas as pessoas têm de atravessar a rua naquele ponto, devido ao local de estacionamento dos automóveis a isso obrigar, assim como ir passear com os cães , pôr o lixo etc. Mesmo depois de lhe ter sido dito que ali vive uma senhora muito idosa, que se move com muita dificuldade e que recebe apoio social diariamente.
A acrescentar a isto temos o ridículo máximo desta situação, o centro da cidade encontra-se todo engalanado e iluminado para a Quadra Natalícia e uma simples lâmpada que tanta falta faz, a algumas dezenas de moradores, permanece avariada, vai para dois meses e nada se consegue fazer.
Só para terminar, há uma semana atrás vieram uns funcionários com uma escada e alguém disse ” Finalmente”. O funcionário prontamente esclareceu que vieram apenas fazer o relatório da situação.
Se nos puderem ajudar a denunciar esta vergonha, ficamos eternamente agradecidos e talvez mais iluminados e seguros. Muito obrigado.
José Luís Silva