SociedadeDestaque

Quinze anos de uma escultura (c/ vídeo)

O monumento “Conversa Amena”, da autoria do escultor Rui Fernandes, da Golegã, foi inaugurado a 17 de dezembro de 2006, junto ao rio Nabão em Tomar. A iniciativa surgiu no âmbito das comemorações do centenário do compositor tomarense Fernando Lopes-Graça. Na escultura Lopes-Graça está à conversa com o seu grande amigo Nini Ferreira, outra figura proeminente da história da cidade.

A ideia do escultor ao criar a obra foi, não só retratar os dois ilustres tomarenses, mas também procurar que as pessoas interagissem com a escultura. E isso tem sido conseguido a ver pela quantidade de fotografias que se vê por exemplo no facebook.

Ao longo destes 15 anos muita gente tirou fotografias junto àquelas duas figuras, umas mais formais outras mais criativas.

Aqui fica um vídeo com imagens recolhidas no facebook ilustrativas da interação entre as pessoas e o monumento.

3 comentários

  1. “Grande amigo” é um exagero. Foi apenas uma habilidade do PCP, para conseguir uma estátua de um comunista, paga por uma câmara PSD. Porque o espólio de Lopes Graça não tem grande interesse para os tomarenses, uma vez que ele até o deixou à câmara de Cascais. A casa Lopes Graça na Rua Joaquim Jacinto serve sobretudo para realçar que Lopes Graça sempre foi militante comunista. Trata-se portanto de propaganda encapotada do PC, mais uma vez subsidiada pela câmara, agora PS.

  2. Tem razão, mas não é só esse aspeto. Há também a obra de interesse público que deixaram. Onde está ela? Que obra ou obras eram? Dar música ao pessoal? Ora ora! É só artistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.