InsólitoDestaque

Registo Civil de Tomar deixou de fazer casamentos

- Publicidade -

A conservatória do Registo Civil de Tomar deixou de celebrar casamentos, segundo um aviso afixado à porta do serviço que funciona no antigo palácio Alvaiázere.

“Nesta conservatória não organizamos processos de casamento, nem fazemos casamentos por não haver funcionários suficientes. Devem dirigir-se a outra conservatória mais próxima”, lê-se no referido aviso.

No entanto, a uns noivos que se pretendiam casar, o argumento foi outro. Segundo a informação dada por uma funcionária, a Conservadora vai reformar-se e por esse motivo não haverá mais casamentos este ano e não se sabe quando haverá.

Ao “Tomar na Rede” chegou o depoimento de uma noiva e da sua indignação sobre a desmarcação do seu casamento, que a seguir transcrevemos:

“Tenho uma situação cómica e ao mesmo tempo inacreditável para contar aqui. Porque acho sinceramente que é imprescindível contar.
Quinta-feira passada (dia 13/04/2023) fui ao registo civil (de Tomar) dar início ao meu processo de casamento em Tomar. Ficou tudo marcado, a data, hora, pagamos os 120€ e ficou tudo concluído.
Entretanto hoje (dia 17), passado 4 dias, sendo que fim de semana nem deveria contar, ligaram ao meu noivo a dizer o seguinte “Olhe a conservadora vai-se reformar e por esse motivo não haverá mais casamentos este ano e não sabemos quando haverá então é necessário que o processo vá para outra conservatória, ligue-nos a dizer qual quer”, e nisto desligaram.
O meu noivo ficou confuso e tentou ligar 10x e sem sucesso, ninguém atendeu.
Dirigiu-se novamente à conservatória, encontrou um papel afixado (foto que mando) e tentou saber para onde é que o nosso processo deveria ir, no qual foi dito “você agora é que tem que ver com outras conservatórias se tem esse dia disponível para nós passarmos o processo para lá “quer dizer NÓS é que temos que fazer o trabalho que supostamente eles é que deveriam fazer porque o serviço está pago e a responsabilidade não era nossa.
Então depois de alguma conversa lá disseram que “sim senhor iremos ver outra conservatória e amanhã ligamos a informar como ficará o processo de casamento”
As perguntas que faço é:
Mas como assim numa CIDADE só existe uma pessoa conservadora para fazer casamentos por civil?
Como é possível alguém reformar-se e não terem de antemão alguém para substituir logo se seguida? (sim porque 4 dias antes, pelos vistos não sabiam que a senhora se iria reformar)
Porque é que não chamam outra conservadora de outro local próximo e prestar serviço a Tomar enquanto não têm outra solução?
Imaginemos uma pessoa com marcação para o mês, não casa? Como arranja alternativa?
Eu acho uma verdadeira vergonha o que se está a passar nos serviços públicos!

- Publicidade -

                                                      Maria João

casamentos registo civil 1418877809 3420702051461469163 n

- Publicidade -

7 comentários

  1. Finanças, Conservatorias e em gral Pública Administraçao. Os funcionários vão para a reforma e não são feitos concursos há muitos anos. Na Conservatória do Registo Cívil não há Conservadora há muitos anos. A situação só irá piorar.

    1. E no entanto Portugal está com recorde histórico de funcionários públicos
      Só nos últimos anos entraram 200 mil…. Claro, Boys e Girls PS, a maioria para Lisboa, para não fazer nada e ganhar bons salários… Pra trabalhar onde fazem falta o desgoverno não coloca ninguém

  2. se os funcionários públicos trabalhassem como no privado isso não acontecia….agendem o casamento para o café onde essa gente passa algum do tempo

  3. Fosse cá como nos US of A onde se pode tirar uma licença pela internet e ficamos profissionais certificados para celebrar casamentos a torto e a direito!

    1. Hoje em dia só se casa quem está farto de estar bem. Cada vez há mais masoquistas e desses não tenho pena. Por isso só me resta dizer que a conservadora não faz, cá falta nenhuma…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo