
As celebrações da Semana Santa normalmente incluem o lançamento de foguetes. Só que, este ano, devido ao risco elevado de incêndio por causa das altas temperaturas, é proibido lançar foguetes, assim determina a lei.
Se em Tomar a saída das coroas não teve foguetes, aqui ao lado, em Ferreira do Zêzere, concelho também em risco elevado de incêndio, as celebrações foram feitas com foguetes.
Aconteceu durante a Semana Santa no Santuário de Nossa Senhora do Pranto, em Dornes.e tem acontecido durante todos os círios.
Num vídeo partilhado nas redes sociais, vê-se o próprio padre Manuel Vaz Pato a segurar um foguete e a lançá-lo ao ar, com a ajuda de um elemento da irmandade. E isto aconteceu numa zona rural, conforme mostram as imagens.
Em comunicado a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lembra que, “de acordo com as disposições legais em vigor: ´ Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal”.
Nas redes sociais, vários cidadãos acusam o padre de irresponsabilidade e negligência.
Se houver ilegalidade, as autoridades que atuem.
Concordo com a sua opinião, aconteceu uma situação idêntica na Zibreira concelho de Torres Novas, ao fim do dia.
Mas que comentários tão construtivos…..
Ilegal e da igreja católica?
Não é possível!