Quem faça caminhadas, trail ou ciclismo pelos caminhos do concelho de Tomar não pode deixar de ficar chocado com a quantidade de despejos ilegais de lixo, monos e entulho na floresta, sobretudo em locais mais escondidos.
Basta dar uma volta por exemplo na zona de Barroqueiros, Casal da Azinheira e Casal da Estrada, na freguesia de Carregueiros para detetar dezenas de atentados ao ambiente deste género. Até restos de placas de fibrocimento, material que contém amianto, encontrámos.
Na freguesia de Casais, Ricardo Ferreira dá-nos conta de uma situação de monos despejados numa antiga estrada que ligava a Quinta da Lagoa ao Casal Pinheiro (foto em cima), uma estrada que ficou cortada desde a construção do IC9. É uma rua sem saída “onde infelizmente muitas pessoas a usam para despejar monos (eletrodomésticos grandes) e lixo de construção, colocando em risco a segurança de quem lá passa e o ambiente”.
Mas as situações multiplicam-se um pouco por todo o concelho. Aqui ficam algumas fotos captadas na freguesia urbana e na freguesia de Carregueiros.
Há um depósito de monos em plena cidade de Tomar. Situa-se na Praça da República por detrás da estátua de Gualdim Paes…
…depósito /lixeira a que me refiro em cima já existe há décadas e não há meio de lhe dar fim. Só se os russos invadissem Portugal…