Na sessão da Assembleia Municipal de Tomar realizada no dia 30 de novembro, o deputado municipal eleito pelo Chega, Américo Costa, apresentou um protesto que gerou burburinho e alguns sorrisos.
A questão é que há dois deputados municipais com o mesmo nome (além daquele deputado, o Presidente da Junta de Freguesia Serra / Junceira chama-se Américo Pereira) e estavam a tratar ambos só pelo primeiro nome: Américo.
Américo Costa reclamou por estarem a tratar os dois deputados por Américo e puxou dos seus galões. Disse que também é muito conhecido em Tomar, considerando que devia haver uma distinção entre os dois porque “depois é uma confusão brutal nas atas”. “Estou a representar 1385 eleitores, somos a terceira maior força política em Tomar”, salientou o eleito do Chega.
“É verdade. Há dois deputados municipais chamados Américo”, concordou o presidente da Assembleia, Hugo Costa, que pediu a todos os membros para terem o cuidado de distinguir os dois eleitos.
Hugo Costa procurou tranquilizar o deputado, assegurando que nas atas fica clara a distinção entre os dois. Ao mesmo tempo, solicitou aos deputados que não se esquecessem do apelido dos dois Américos para que não houvesse confusão.