Economia

Smartphone tem um papel fundamental na vida dos portugueses

- Publicidade -

Nos anos 90, coisas como encontros sociais, compras, ou formas de entretenimento eram feitas presencialmente. Mesmo quando os primeiros telemóveis começaram a surgir e a tornar-se um objeto mais banal, eram utilizados, basicamente para uma única função – fazer e receber chamadas.

Dos telefones públicos ao smartphone atual

Há cerca de 20 anos, encontrar um posto telefónico público era normal e, inclusive, eram usados para fazer chamadas de forma regular. Hoje em dia, estão em vias de extinção e claramente ultrapassados pelos smartphones – mesmo os mais simples do mercado.

Os smartphones atuais conseguem fazer quase tudo, substituindo não só o telefone básico para fazer e receber chamadas, como muitos outros equipamentos, inclusive o computador.

O desenvolvimento das tecnologias aplicadas nos smartphones, espelham o comportamento dos consumidores, incluindo os portugueses, que segundo novos estudos, 9% o utiliza para ir à internet a cada 10 ou 15 minutos, principalmente para consultar as redes sociais. Não deixa, no entanto, de ser interessante, que segundo o mesmo estudo, em segundo lugar, o smartphone continue a ser usado para as chamadas telefónicas, sendo que atualmente podem ser também através de vídeo.

- Publicidade -

Uma verdadeira caixa mágica

No passado, era a televisão que era chamada de caixa mágica, atualmente, os smartphones encaixam na perfeição com este nome. É incrível como com apenas um aparelho é possível fazer tanta coisa.

Claro que não podemos atribuir apenas ao equipamento em si o seu sucesso, porque a verdade é que os smartphones têm tanta popularidade porque é capaz de estar ligado à internet – abrindo portas para todo um mundo de possibilidades.

Das compras ao cinema – tudo o que um smartphone permite fazer

As grandes marcas líderes de mercado como a Samsung, ou a Apple – uma das que mais tem crescido em Portugal, oferece equipamentos com ótimas características, destacando-os da concorrência. Câmaras fotográficas capazes de rivalizar com máquinas fotográficas de topo, capacidade de memória elevada, qualidade de ecrã possível de oferecer uma experiência de cinema (ainda que em ecrã mais pequeno), ou rapidez de processamento capaz de tornar um smartphone numa verdadeira máquina de trabalho e entretenimento, são tudo características que tornam este aparelho uma ferramenta indispensável, mas, ainda assim é a combinação destas funcionalidades com o acesso à internet que torna este aparelho tão interessante.

Tudo isto fez com que os tempos de espera deixassem de ser aborrecidos. Graças ao smartphone, pode consultar as notícias do dia, ou a sua caixa de e-mail, mas, pode também passar horas a divertir-se no seu jogo preferido – seja em jogos simples, como as slot machines disponíveis em plataformas de casino online com sites, ou aplicações otimizadas para smartphones, seja em jogos mais complexos como os jogos de Battle Royale Among Us, ou o PUBG MOBILE disponíveis em aplicações com uma qualidade que facilmente rivaliza com os computadores.

Graças ao acesso generalizado da internet e ao aumento da qualidade dos smartphones, pode ainda assistir aos seus filmes e séries preferidos através de plataformas de streaming, descarregando, por exemplo a aplicação da Netflix, pode consultar rapidamente as direções através do Google Maps e chegar a qualquer lado, mesmo que o faça através de transportes públicos, ou consultar as suas redes sociais sempre que deseje.

Não há dúvidas de que o smartphone é um objeto diário indispensável e, que provavelmente num futuro próximo apenas iremos ver telefones públicos em museus.

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo