EconomiaDestaque

Santarém: projeto de 23 milhões para criar insetos para comer

- Publicidade -

A Agenda Mobilizadora InsectERA, um investimento de 23 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevê a construção de três unidades de produção de derivados de insetos, entre outros investimentos a realizar no concelho de Santarém.

O projeto apresentado no dia 14 prevê a industrialização e comercialização de inovadores produtos com base em insetos, tanto na área alimentar (alimentação animal e humana), como na de outras indústrias (cosmética ou bioplásticos) ou no inovador setor da biorremediação.

Em comunicado, a câmara de Santarém afirma que foram já disponibilizados, para o projeto da Entogreen, 10 hectares da Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes, a qual será “dedicada completamente à economia circular”, estando o município a procurar adquirir mais 30 a 40 hectares para atrair outros investidores.

O projeto da Entogreen, incluído nas Agendas Mobilizadoras do PRR, prevê, ainda, uma fábrica de produção de quitosano e um centro logístico, num investimento que inclui a aquisição de equipamentos e a instalação de painéis de energia solar, estando estimada a criação de 150 postos de trabalho.

“Com este programa de investimento prevê-se atingir a industrialização de, pelo menos, 100 novos produtos, processos e serviços à base de insetos para o mercado”, tanto na área alimentar (animal e humana), como na indústria (cosmética, bioplásticos) e na biorremediação (eliminação de efluentes pecuários e de resíduos orgânicos urbanos), acrescenta.

- Publicidade -

 

AGENDA MOBILIZADORA INSECTERA LANÇADA EM SANTARÉM

 

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo