15 de junho de 1974 é a data oficial de inauguração da estalagem da Ilha do Lombo, situada em plena albufeira de Castelo do Bode, entre os concelhos de Tomar e Abrantes.
Há 50 anos o empresário Francisco Pires Soeiro transformou uma ilha num destino turístico por onde passaram figuras como o escritor José Saramago ou o humorista Herman José.
Num texto publicado em 2019, o neto do fundador, Gabriel Soeiro Mendes, escreveu a história dessa “extraordinária ilha que Saramago descreveu como “fora das humanas medidas”, bem como da estalagem, na altura com 16 quartos.
A unidade hoteleira foi encerrada por volta do ano 2000 e depois vendida a um empresário tomarense.
Em 2011 o grupo Tomé Feteira, liderado pelo austríaco Michael Stefan Braun comprou a ilha do Lombo com o objetivo de concretizar o projeto “Ilha do Lombo Water & Nature Resort”, um investimento superior a oito milhões de euros que pretendia transformar a antiga estalagem num ambicioso empreendimento turístico com várias valências.
As obras foram embargadas pela câmara e a estalagem da ilha do lombo permanece fechada apesar das várias tentativas de reativação.
Médio Tejo | Grupo Tomé Feteira não desiste da ilha do Lombo
Não falham uma.
É nesta e em múltiplas outras coisas, umas sabidas e muitas mais ocultas, que se revela que a Câmara de Tomar é o principal e grande factor do nosso atraso e subdesenvolvimento.
Se for verdade que a câmara municipal é o principal fator de subdesenvolvimento, há responsáveis: Paiva, Carrão, Anabela e talvez em menor grau Pedro Marques. Corvelo e Hugo nem tiveram tempo de mostrar o que valiam. Em síntese, PSD e PS. Para terminar, fica a pergunta: quem os escolheu para governar? Resposta.: a grande maioria dos tomarenses.
tudo por nao haver sistema de esgotos …
não está na hora de por a tejo ambiente a executar estas infraestruturas prementes para o nosso desenvolvimento e deste modo não bloquear o desenvolvimento que neste caso era imenso ate estava contemplado um teleférico da ilha para a paredinha…
se o sistema de esgotos estivesse já resolvido era so ligar uma conduta d ilha para ligar a rede .
proibe.se este projeto mas ninguém se preocupa coma as moradias que ainda se continuam a executas a menos de 500mts da Albufeira e nem com todas as habitações ja existentes que tem fossas diretas para a terra e que agravam ano apos ano os aquideros e a própria barragem de onde todos bebemos água….
achoque está tudo esclarecido.