Desporto

Cristiano Ronaldo – nasceu para ser o melhor!

- Publicidade -

Cristiano Ronaldo é verdadeiramente a estrela do futebol mundial. O ídolo de milhões de pessoas e aquele com quem milhares de rapazes que iniciam a sua carreira no futebol sonham ser. Nos seus 38 anos, é detentor de várias dezenas de troféus e títulos, incluindo cinco “Bola de Ouro” e quatro “Bota de Ouro”. Ganhou várias vezes o prémio de melhor futebolista do mundo durante a sua carreira e o de melhor marcador da história da Liga dos Campeões. Continua a ser um dos futebolistas mais caros do mundo atualmente. Mais pormenores sobre Cristiano Ronaldo podem ser lidos no artigo de Olivia Sousa no sítio web Znaki.fm

Biografia

Nome completo do jogador de futebol Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro. Nasceu a futura estrela do futebol mundial a 5 de fevereiro de 1985 na pequena cidade do Funchal, Portugal, com uma população de pouco mais de 100 000 habitantes.

 

O rapaz cresceu no seio de uma família numerosa e pobre, com um irmão e duas irmãs. A sua mãe trabalhava como cozinheira e o seu pai era jardineiro. Aos 6 anos, como todas as crianças da mesma idade, foi para a escola. Foi numa escola local normal, Barreiros, onde se deu bem, mas foi expulso aos 14 anos devido a um conflito com um professor.

 

- Publicidade -

Cristiano começou a mostrar o seu amor pelo futebol aos três anos de idade. A cardiopatia congénita não foi um obstáculo para este desporto. Aos 15 anos, chegou a ser submetido a uma operação grave, mas recuperou rapidamente e continuou a perseguir o seu objetivo – tornar-se o melhor.

 

Cristiano Ronaldo dedicou todo o seu tempo e energia à sua carreira de futebolista, o que também afectou a sua vida pessoal. Estava numa relação, cujos resultados foram os seus filhos. O seu primeiro filho nasceu em 2010, e o nome da sua mãe ainda é mantido em segredo. Em 2017, teve gémeos de uma mãe de aluguer. E no mesmo ano de 2017, teve uma filha da modelo espanhola Georgina Rodriguez. Ela também deu à luz outra filha para ele em 2022. A sua relação continua até hoje.

 

Não passou sem escândalos graves na vida da estrela. Assim, ele foi acusado de agressão sexual várias vezes em 2005, 2017 e 2019, mas os casos foram encerrados por falta de provas.

 

Mas em 2018, Ronaldo se declarou culpado de evasão fiscal, pela qual recebeu uma grande multa e uma pena de prisão de 2 anos, que foi posteriormente atenuada.

 

Para além da sua carreira futebolística, participa ativamente em sessões publicitárias de marcas famosas. Ronaldo tem o seu próprio negócio – uma rede de boutiques de roupa com a marca “CR7”, cujo desenvolvimento está a ser feito em conjunto com o mundialmente famoso designer Richard Chai.

 

O atleta não esquece a caridade, prestando especial atenção às questões sociais. Ajuda aqueles que lutam contra doenças graves e fatais: oncologia, VIH, toxicodependência, alcoolismo e muitas outras.

cristiano Ronaldo 2

Carreira de jogador

Uma vez, numa entrevista, Cristiano Ronaldo foi questionado sobre o significado do futebol na sua vida.

 

“O futebol é a minha vida, a minha maior paixão e prazer. Todos os dias ouvimos pessoas a queixarem-se que não gostam do seu trabalho e que só trabalham para ganhar dinheiro. No meu caso, agradeço a Deus por me ter dado a oportunidade de fazer o que gosto.”

 

O rapazinho de Portugal estava destinado ao sucesso desde o nascimento.

 

Aos 6 anos, já tinha participado num jogo pela equipa do Andorinho, que, como resultado, ganhou. Depois disso, chamou a atenção do clube local “Nacional”, onde foi aceite. Depois de ter passado um jogo de sucesso neste clube, Ronaldo mudou-se em 1997 para outro clube mais forte, o Sporting, e mudou-se para Lisboa.

 

Em 2001, assinou o seu primeiro contrato como jogador profissional. E o seu salário, nessa altura, rondava os 2000 euros por mês.

 

Aos 17 anos, começou a jogar pelo seu clube na qualificação para a Liga dos Campeões e, em 2002, ganhou a primeira grande honra da sua vida – a Supertaça de Portugal. Após este acontecimento, atraiu a atenção de clubes importantes de Inglaterra, Espanha e Itália. Estes ofereceram ao jovem futebolista com grandes perspectivas um prémio de 10 milhões de euros.

 

Em 2003, começou a sua carreira no Manchester United com o número 7. Foi nesta equipa que marcou o 100º golo da sua carreira, em 2005, e conquistou a Taça da Liga. Em 2007, tornou-se o jogador mais bem pago do clube.

 

E em 2008, tornou-se o capitão da equipa. Depois de disputar vários jogos na época, ganhou a Bota de Ouro e a Bola de Ouro, à frente de Lionel Messi.

 

Em 2009, a imprensa falou da sua transferência para o Real Madrid com o número 9, o que fez dele o futebolista mais caro da história, ultrapassando a lenda do futebol mundial Zinedine Zidane.

 

Apesar de uma grave lesão na perna e de um longo tratamento, Ronaldo conseguiu estabelecer vários recordes mundiais de golos marcados na sua nova equipa e voltou a ganhar a Bota de Ouro no final da época.

 

Entre 2012 e 2014, disputou vários jogos vitoriosos com o Real Madrid e foi reconhecido como o melhor marcador da história, estabelecendo novos recordes, ganhando outra Bota de Ouro e o título de Futebolista Europeu do Ano.

 

Em 2017, Cristiano Ronaldo foi o vencedor de cinco Bola de Ouro e quatro Botas de Ouro.

 

E em 2018, a sua carreira começou no seu novo clube de futebol, a Juventus, onde se movimentou por sua própria iniciativa, trazendo-lhe muitas vitórias e troféus.

 

Mas em 2021, Cristiano Ronaldo tomou uma decisão e regressou ao clube Manchester United. No entanto, em breve, começaram os conflitos com outros jogadores do clube e com o treinador interino. Além disso, ele sofreu outra lesão na perna e o período de 2021 a 2022 se tornou o pior de sua carreira. A escandalosa entrevista da estrela em 2022, na qual criticou o clube e os seus proprietários, não passou despercebida, após o que o contrato com o jogador foi rescindido. Nessa altura, o jogador já tinha 37 anos.

 

Em dezembro de 2022, transferiu-se para um clube da Arábia Saudita chamado Al-Nasr, recebendo o salário mais elevado da história do futebol mundial, de 200 milhões de euros. Para a sua nova equipa, Ronaldo trouxe muitas vitórias e novos recordes, tanto pessoais como para o Al-Nasr.

Estatísticas de desempenho

Nome do clube período número de golos marcados número de jogos disputados durante o período:

 

Nome do clubeperíodocontagem de golosnúmero de jogos efectuados durante o período.
Sporting2001-20031060
Manchester United2004-2009130307
Real Madrid2010-2018475486
Juventus2019-2021107145
Manchester United2021-20222755
Al-Nasr2022-20233646
Carreira2001-20237851099

 

Se incluirmos também os clubes em que Cristiano Ronaldo jogou enquanto criança e jovem em Portugal, o número total de golos marcados é de 932.

 

Atualmente, Cristiano Ronaldo continua a ser jogador do Al-Nasr e quase não participa em torneios mundiais. No entanto, os representantes da UEFA estão a considerar a possibilidade de participação deste clube na Liga dos Campeões em 2024, e talvez a estrela do futebol mundial ainda se declare. O jogador não planeia terminar a sua carreira. O seu contrato com o Al-Nasr deverá ser prolongado em 2025 pelos próximos dois anos, até 2027.

 

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo