in

Tomar comemora 700 anos da Ordem de Cristo

Castelo de Tomar 0

A criação da Ordem de Cristo pelo Papa João XXII a pedido do rei D. Dinis no ano de 1319, vai ser comemorada em Tomar por estes dias em que passam 700 anos sobre esse facto histórico.

Nesta quinta feira, dia 14, assinalam-se os 700 anos da emissão da Bula “Ad Ae Ex Quibus” emitida em Avinhão pelo Papa João XXII e ratificada pelo Rei D. Dinis a 5 de maio do mesmo ano na presença do Bispo de Évora.

Para comemorar a efeméride, a direção do Convento de Cristo em parceria com as Fundações D. Manuel II e  Oureana, promovem na sexta feira, dia 15, uma missa na igreja de Santa Maria do Olival com Memorial pelas 19 horas e depois, no dia 16 pelas 10 horas haverá uma visita guiada seguida de um ciclo de palestras na sala de conferências do Convento.

A Ordem de Cristo, a maior e mais emblemática Ordem Monástica e Militar de todos os tempos, foi sucessora da Ordem do Templo.

A sua Cruz vermelha tornou-se o símbolo dos Descobrimentos que estiveram exclusivamente a seu cargo sob a chefia do Infante D. Henrique.

Secularizada como condecoração de Estado depois de 1834, foi refundada em 1917 como Ordem Militar hoje conferida pela Presidência da República Portuguesa.

15 3 3756118229437644800 n

Escrita por Redação

Blog informativo Tomar na Rede. Notícias sobre Tomar e região envolvente. Informação local e regional.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
maria do céu albuq

Ex-presidente da câmara de Abrantes ainda sem foto no site do governo

necrologia

Necrologia