DestaqueSociedade

População de aldeia assustada com ninho de vespa asiática

Já passaram quatro dias depois do alerta, e ainda não foi removido o ninho de vespa asiática localizado no alpendre de um antigo lagar de azeite, no lugar do Vimieiro, Montes, freguesia de Olalhas, Concelho de Tomar.

O alerta foi dado no dia 19 pela moradora Fátima Marçal para diversas entidades – Junta de Freguesia de Olalhas, Proteção Civil, Bombeiros e Câmara de Tomar – mas o problema mantém-se.

A situação “está a colocar em risco e em pânico a população”, refere a moradora.

 

Entretanto outra moradora deu conta de que numa propriedade sua, também no lugar de Vimieiro, existe outro ninho de vespas asiáticas.

A moradora já fez há cerca de um mês o registo no site vespaasiatica.icn.pt e nada ainda foi feito. O ninho encontra-se no cimo dos pinheiros da sua propriedade, onde tem oliveiras das quais pretendia apanhar a azeitona. Refere ainda ter uma criança alérgica, como fator acrescido de preocupação.

Pelo que apurámos só um ou dois bombeiros é que fazem este serviço através da proteção civil, mas não estão no terreno todos os dias e há muitos ninhos identificados.

Outras autarquias têm optado por contratar empresas especializadas para eliminar os ninhos de vespas asiáticas, mas a câmara de Tomar decidiu ser a proteção civil a responsabilizar-se por essa tarefa.

 

 


2 comentários

  1. Esta semana capturei cerca de 20 vespas asiaticas acidentalmente mas ainda não descobri onde está o ninho.
    Num quintal que tenho a 50m de casa coloquei uma placa com cola para capturar ratos depois de tirar da cola e enterrar um rato capturado, esqueci-me da placa com cola ao ar livre em cima de uma barrica, ao fim do dia a cola estava cheia de insetos e entre eles estavam cerca de 20 vespas diferentes das que estamos habituados a ver aqui nesta zona, depois de pesquisar e comparar não tenho dúvidas trata-se da vespa asiatica, o alimento preferido delas são outros insetos daí os insetos que já estavam presos na cola serviram de isco. A resistencia delas é tal que no dia seguinte algumas ainda estavam vivas a tentarem libertar-se da cola. Talvez seja uma solução colocar a alguns metros do ninho uma placa com cola de ratos com um atrativo para moscas tipo um bocado de peixe ao centro da placa logo que lá fiquem algumas moscas as vespas vão para come-las e ficam lá também. ATENÇÃO A PLACA SÓ DEVE SER COLOCADA Á NOITE E DE PREFERENCIA COM MUITO POUCA LUZ. Boa sorte Rui Pedrosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo