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Ciclovias em calçada? Só em Tomar

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Já temos referido aqui a decisão inusitada de construção de ciclovias em calçada na av. Nuno Álvares Pereira em Tomar. Agora que a obra está concluída, os cidadãos deparam-se no terreno com esta aberração de quem projetou e aprovou, lado a lado, ciclovias em calçada e passeios em betão poroso.

Basta fazer uma pesquisa no Google para perceber que não se usa calçada em locais que se destinam à circulação de bicicletas, trotinetes, skates ou segways.

Esta semana, a JSD de Tomar lançou um cartaz sobre o assunto questionando se não deveria ser ao contrário: passeio em calçada e ciclovia em betão poroso.

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https://www.facebook.com/jsdtomar/posts/1561412757385823

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10 comentários

  1. Espanta.
    Afinal já não é só a incapacidade de administrar a Cidade e o Concelho, atraindo investimento, lançando uma politica de habitação capaz para atrair população e contrariar o envelhecimento e o declínio, …, e outras que nos façam crer que há futuro para Tomar.
    A incapacidade chega até a isto…bicicletas e skates a rolar em empedrado…

    1. Muito certeiro este seu comentário, João Dias. Eles nem sabem que quando um homem sonha, o Mundo pula e avança, como bola colorida entre as mãos de uma criança, para usar o verso de Gedeão.
      Este caso do empedrado impróprio para o fim a que se destina, numa obra quase só ornamental e que em nada contribui para criar valor acrescentado, ao mesmo tempo que falta pedra para calçada na obra da Várzea grande, leva a suspeitar que quem fez e aprovou os projetos respetivos deve ter sido bem lubrificado pelos das pedreiras. Quando são os funcionários técnicos que mandam numa autarquia, em vez dos eleitos, as práticas aberrantes tendem a aumentar exponencialmente. Conforme está à vista.

  2. Para as bicicletas, uma ciclovia em calçada é na boa, os skaters não é suposto andarem em ciclovias embora andem nelas se tiverem o mínimo de condições. E as pessoas gostam muito mais de andar numa superfície sem buracos (ex.: mulher com saltos altos finos), logo o betão poroso (para não escorregarem) é uma excelente ideia, apesar de não ser nada comum! Logo diria que é uma ideia a expandir, e não a criticar… desde que toda a infra-estrutura por de baixo da mesma esteja bem concebida para não terem de andar a estragar o betão constantemente (ou seja: bom planeamento, e túneis de serviço com fartura).

    Concordo contudo que aqueles pilares ali no meio do passeio em betão são ridículos… deveriam estar todos do lado da ciclovia para os veículos automóveis não invadirem o passeio e só serem colocados no meio do passeio em locais onde os veículos automóveis tenham mesmo de atravessar (ex.: acesso a garagens), para que não aproveitem para invadir o passeio por aí.
    Fica ainda a dúvida se aqueles pilares não são demasiado finos para prevenir os maldosos de os empurrar com os seus veículos para ocuparem o passeio.

  3. É isso que eu acho estranho, ciclovia em calçada e a calçada em cimento. Umas estacas de ferro na calçada em cimento, mas os carros circulam na mesma por cima do cimento. Os carros estacionados em cima da ciclovia em calçada. O semáforo colocado em frente à Aral em posição contrária. Estrada que é a entrada principal para a cidade de Tomar do lado sul muito estreita. Mas quem é que planeou este projecto desastroso?

  4. À semelhança de outras situações, nesta cidade, há pessoas a ocuparem cargos de decisão em assuntos públicos, sem formação. Pior ainda, parece haver uma ausência total de quem avalie e supervisione, com experiência, com competência, e assertividade ! … Quem se importa?!

  5. Fiquei espantado com o que vi quando visitei a cidade. Para o bom e para o mau, a praça em frente ao tribunal ficou bonita exceto a falta de verde que é visualmente o descanso para a vista para a pedra aplicada na obra, infelizmente a ciclovia em tomar é espelho do que não se deve fazer. Para fazer uma obra deve se consultar pessoas profissionais especialistas e os seus possíveis utilizadores, de preferência ter um chefe de obrar de tenha um sentido crítico para poder averiguar o que está bem e o que está mal no projecto para eventuais alterações…no fim o fiscal e vereador também tem essa responsabilidade.. o projecto está bem pensado peca pela sua execução em que anda com a cabeça e pensa com os pés…

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