DestaqueSociedade

Casal dos Frades e Choromela: “de cidade nova a cidade ignorada” (c/ fotos)

- Publicidade -

Um morador do Casal dos Frades, zona periférica da cidade, atrás do quartel do regimento, enviou-nos uma série de fotos ilustrativas do estado de abandono em que se encontra esta parte nova da cidade. A acompanhar as imagens, enviou um texto telegráfico onde elenca uma série de problema detetados no Casal dos Frades e na Choromela, onde vivem mais de 200 famílias.

“Casal dos Frades parou no tempo!
As seguintes ruas são uma vergonha!
Rua Principal da Choromela
Rua Vincennes
Rua António Duarte Faustino
Rua Coronel Júlio Araújo Ferreira
Ruas desgastadas, mal remendadas, estragadas, rasgadas e ignoradas!
De “cidade nova” para “cidade ignorada”!
Desde que a queixa foi feita, estão há quase 2 meses a analisar o que eles próprios fizeram.
https://servicos.portais.ama.pt/Portal/AMR/situationDetails.aspx?idproblem=65135
Este ultimo rasgo que fizeram para passar cabos elétricos, está aberto há mais de 3 meses! E agora com as chuvas, a água leva toda a terra e pedras com ela o que se acumula numa curva mais a baixo em frente aos antigos SMAS.
Torna-se um perigo para os condutores o buraco que fizeram na estrada como as areias e pedras acumuladas na curva. No entroncamento em frente ao café Cidade Nova, o rasgo já passou de buraco a cratera!
Será que a solução vai ser outro remendo que vai acabar em lomba?
As sargetas estão todas entupidas e nem conseguem escoar a água que na curva também se acumula.
Fazendo uma conta rápida ao número de apartamentos/casas no meio destas 4 ruas, são aproximadamente 200 famílias afetadas por estas estradas miseráveis!
Os passeios são uma vergonha, todos cheios de mato, tortos, escorregadios pelo desgaste do sol, não existe um passeio continuo desde o casal dos frades até à Choromela! Até a paragem do TUT foi construída quase em cima da estrada.
Nos dias de hoje, cada vez mais há muitas pessoas a andar a pé nesta zona para ir às compras ou ao centro da cidade e é um autêntico perigo andar a pé Rua Principal da Choromela em frente à SMAS pois o único piso a direito é a estrada. O único passeio é uma torta miséria.
E o problema não é só as estradas e os passeios! São os estacionamentos e as árvores também!
Árvores subcarregadas de ramos que estão há tanto tempo ignoradas como as próprias estradas.
https://servicos.portais.ama.pt/Portal/AMR/situationDetails.aspx?idproblem=63860
É necessário avisar a camara e mandar um mail para virem fazer qualquer coisa. Vieram “cortar as pontas” à árvore, mas o excesso de ramos ficou. Mesmo bom para cair em cima de um carro.
Várias tampas de esgoto formam depressões/buracos nas estradas tendo os condutores de se desviar para a faixa contraria para não danificarem os seus carros.
Estranho também é o rasgo feito no parque das traseiras do quartel. Provocando águas paradas e um belo bebedouro para atrair animais selvagens. Será que o javali vai aparecer outra vez?
Deixo aqui algumas fotos que comprovam o que digo (fotos tiradas dia 23/10/2022).
Será que Tomar só vive para a Festa dos Tabuleiros?
Para mostrar o luxo e a vaidade dentro da cidade?
E o resto? Visto e ignorado.
                                             Um morador

- Publicidade -

6 comentários

  1. Realmente esta zona do Casal dos Frades e Choromela precisa de atenção por parte do município para elevar a qualidade da zona, e solucionar todos os problemas aqui apontados.

    São é tantos problemas que me parece que vai custar bastante dinheiro e recursos para o fazerem. Na minha opinião devem fazê-lo. Pelo menos tapem os buracos, e façam o resto tão rapidamente quanto possível.

    1. Concordo. E aprovo igualmente a deslocação da aldeia cigana para esse local por todos os motivos. É uma periferia, o que é sempre do agrado deles. Está degradado, o que não interfere com as expectativas deles. É escondido, o que é da preferência deles para poderem esconder os seus primos quando andam fugidos à justiça, e para poderem fazer descansadinho o seu negócio de farinha para os habituais clientes de carros topo de gama.
      Afinal de contas não é isso que têm feito ao longo dos anos no Flecheiro, segundo notícias publicadas ao longo dos tempos?

  2. Mas não sei pqe se queixam ?
    Não votaram neles !?senão peço desculpa,caso contrário já sabiam o que estava no programa e quais as prioridades lá mencionadas ….
    Têm o q merecem…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo