in ,

Cães vadios matam dezenas de ovelhas no concelho de Tomar

Casal dos Matos, Peralva e Linhaceira foram algumas das localidades onde houve ataques

ovelha Untitled
Foto publicada no jornal Cidade de Tomar

Sucedem-se os casos de ataques de cães vadios a ovelhas no concelho de Tomar. Nos últimos meses aconteceram na Linhaceira, na freguesia de Paialvo e, há poucos dias, em Casal dos Matos, perto de Valdonas.

Neste último caso, os cães mataram uma ovelha e quatro borregos. O mesmo proprietário, o ano passado, ficou sem duas ovelhas mortas e outras três ficaram feridas.

Segundo o jornal Cidade de Tomar, um vizinho ficou sem seis/sete ovelhas em ataques anteriores.
Além do prejuízo de perderem o gado, os criadores têm de gastar centenas de euros nos veterinários para tentar salvar os animais feridos.

Estes casos juntam-se a outros ocorridos na Linhaceira, onde em janeiro foram mortas três cabras anãs, e na Peralva, freguesia de Paialvo, onde no mesmo mês morreram cerca de 40 ovelhas.

A este propósito, recebemos de uma moradora, o seguinte relato:
“Numa altura em que há tantas denúncias de maus tratos aos animais, principalmente aos cães, venho demonstrar a minha revolta em relação a um caso em que cães estão constantemente a atacar rebanhos de ovelhas dos vizinhos há mais de um ano! E que depois de serem apanhados e entregues às autoridades, são devolvidos à dona pelos responsáveis do Canil Municipal e que voltam a atacar os rebanhos. 
O último ataque ocorreu esta segunda-feira, dia 4 de fevereiro de 2019, uma barbaridade, com crias a serem literalmente degoladas e mães gravemente feridas para defenderem as suas crias. Estes acontecimentos ocorreram no Casal dos Matos – Valdonas, onde os donos já não sabem o que fazer para defenderem os seus animais.” 
                                                                                      SD

Escrita por Redação

Blog informativo Tomar na Rede. Notícias sobre Tomar e região envolvente. Informação local e regional.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
Tomar orlando oliveira 6 1616134199926849536 n

Tomar 2018: foram mais as empresas que fecharam do que as que abriram

IMG 20190216 134655

Castelo do Bode: barragem pode ser vendida