DestaqueCultura

Abriram quatro novas janelas no convento de Santa Iria

- Publicidade -

Quem passe pela ponte velha de Tomar, depara-se com a abertura recente de quatro novas janelas no convento de Santa Iria, viradas para o rio Nabão.

São trabalhos que fazem parte das obras do futuro hotel Vila Galé, uma unidade hoteleira de 4 estrelas, com cerca de 100 quartos.

Naquela fachada existiam nove janelas e passam a ser 13, sendo que as quatro novas aberturas foram feitas ao nível do rés-do-chão.

A abertura das novas janelas pressupõe que haja autorização da DGPC – Direção Geral do Património Cultural, o que não foi possível confirmar até ao momento. Até porque o convento de Santa Iria e a respetiva capela estão classificados como Imóvel de Interesse Público desde 1946.

Para se construir este hotel, a câmara de Tomar vendeu, em setembro de 2019, ao grupo Vila Galé, este imóvel e o antigo colégio feminino, por 700 mil euros.

- Publicidade -

convento santa iria IMG 20221222 135345

União Europeia financia construção do hotel Vila Galé em Tomar (c/ fotos e vídeo)

Mais informação sobre o convento de Santa Iria aqui

- Publicidade -

8 comentários

  1. São janelas para clientes/pescadores. Dali podem aparelhar as canas e lançar as linhas de pesca. Peixe não falta, gordinho, cheiroso, bom para a brasa…

  2. E qual o mal das janelas? É prefervel deixar cair o edificio d evelho não é?? Presumo que quem tanto critica nem sequer deve ter electricidade nem agua canalizada em casa certo? Só utilizam o que havia na época… Nao evoluem… Concordo em perservar mas tem de haver adaptação senão simplesmente nao sao utilizáveis esses edifícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo