CulturaDestaque

Sinos da igreja de S. João Baptista vão para restauro (c/ fotos)

- Publicidade -

Os três sinos da igreja de S. João Baptista em Tomar foram retirados da torre durante esta quarta feira, dia 23, para serem restaurados.

Os sinos apresentam sinais de degradação e muita sujidade provocada pelos dejetos dos pombos, carecendo de urgente restauro.

Segundo a empresa, os sinos foram retirados numa “operação delicada” para “proceder à intervenção conservativa, nomeadamente a estabilização e proteção dos metais e o restauro dos cabeçalhos”.

Datados dos anos 1634, 1732 e 1749, os sinos foram moldados e fundidos em bronze (uma combinação de 78 a 80% de cobre e de 20 a 22% de estanho), e o maior pesa cerca de 1.100Kg.

No interior e exterior da igreja continuam a decorrer as obras de requalificação que se prolongam até meados do próximo ano.

- Publicidade -

A empresa responsável é a Signinum – Gestão de Património Cultural, sedeada em Braga e que fez as obras de reabilitação da igreja de Nª Srª da Graça, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Tomar.

As obras na igreja de S. João vão custar mais de 1 milhão e meio de euros, em concreto, 1.589.680,99 euros, sendo financiada em 85% por fundos comunitários.

Obras na igreja de S. João já começaram… outra vez (c/ vídeo)

 

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo