
Várias estruturas em pedra dos Estaus, na rua dos Arcos, em Tomar, foram furadas com berbequim para afixação de tubos de eletricidade.
Os trabalhos relacionam-se com a iluminação da rua para a feira de Santa Iria (14 a 23 de outubro), organizada pela câmara. Ali vão estar a funcionar espaços de venda de quinquilharia e outros produtos.
Sem qualquer sensibilidade pelas questões do património, os autores protagonizaram um atentado a um monumento classificado, construído no séc. XV.
Estaus era o nome que antigamente se dava às hospedarias ou estalagens. Os Estaus de Tomar foram mandados construir pelo Infante D. Henrique, para providenciar estadia aos viajantes e peregrinos.
As autoridades que atuem, e quem tiver que ser punido, que seja sem dó nem piedade.
Estamos em Tomar, terra saloia, bacoca, onde campeia a bimbice. Ainda havemos de lá ver cartazes das touradas colados.
Não se prevê grande futuro para aquele espaço. Na melhor das hipóteses aquilo acabará como pedra de mija-cão.
Nada me admira !!!
O exemplo de inúmeras reconstruções no centro histórico em que os proprietários são constantemente confrontados pelos técnicos camarários quanto ao rigor imposto ás fachadas das casas !
Vai-se a ver e no final da reconstrução o proprietário solicita á empresa competente a instalação da eletricidade ,assim a empresa faz desfilar ao longo do prédio um cabo de grande espessura ,aí a preservação da fachada já não interessa .
Lá se foi a FACHADA !!!
Chamem a vereadora das festas, que ela resolve
Que atentado ao patrimônio histórico da cidade!
…e ninguém reparou no pequeno cartaz da festa dos tabuleiros???
Que coisa bonita de se ver…