CulturaDestaque

Atentado ao património nos Estaus

- Publicidade -

Várias estruturas em pedra dos Estaus, na rua dos Arcos, em Tomar, foram furadas com berbequim para afixação de tubos de eletricidade.

Os trabalhos relacionam-se com a iluminação da rua para a feira de Santa Iria (14 a 23 de outubro), organizada pela câmara. Ali vão estar a funcionar espaços de venda de quinquilharia e outros produtos.

Sem qualquer sensibilidade pelas questões do património, os autores protagonizaram um atentado a um monumento classificado, construído no séc. XV.

Estaus era o nome que antigamente se dava às hospedarias ou estalagens. Os Estaus de Tomar foram mandados construir pelo Infante D. Henrique, para providenciar estadia aos viajantes e peregrinos.

 

- Publicidade -

estaus 2006 05 30 1047 21

- Publicidade -

9 comentários

  1. Nada me admira !!!
    O exemplo de inúmeras reconstruções no centro histórico em que os proprietários são constantemente confrontados pelos técnicos camarários quanto ao rigor imposto ás fachadas das casas !
    Vai-se a ver e no final da reconstrução o proprietário solicita á empresa competente a instalação da eletricidade ,assim a empresa faz desfilar ao longo do prédio um cabo de grande espessura ,aí a preservação da fachada já não interessa .
    Lá se foi a FACHADA !!!

  2. Neste caso em concreto, o culpado parece ser a E-REDES que não respeita absolutamente ninguem e neste caso devia ser multada por crime contra o Património. Ganham milhões … e são dos chineses… Tomar está cheia de fios dessa empresa que abusa das pessoas e do patrimonio de cada um. NÃO DEIXEM COLOCAR FIOS NA VOSSA PROPRIEDADE, ELES NÃO O PODEM FAZER SEM A VOSSA AUTORIZAÇÃO.
    a ACADEMIA TUBUCIANA DE ABRANTES, pode ajudar nas queixas que queiram fazer.
    http://www.academiatubuciana.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo