CulturaDestaque

Atentado ao património nos Estaus

- Publicidade -

Várias estruturas em pedra dos Estaus, na rua dos Arcos, em Tomar, foram furadas com berbequim para afixação de tubos de eletricidade.

Os trabalhos relacionam-se com a iluminação da rua para a feira de Santa Iria (14 a 23 de outubro), organizada pela câmara. Ali vão estar a funcionar espaços de venda de quinquilharia e outros produtos.

Sem qualquer sensibilidade pelas questões do património, os autores protagonizaram um atentado a um monumento classificado, construído no séc. XV.

Estaus era o nome que antigamente se dava às hospedarias ou estalagens. Os Estaus de Tomar foram mandados construir pelo Infante D. Henrique, para providenciar estadia aos viajantes e peregrinos.

 

- Publicidade -

estaus 2006 05 30 1047 21

- Publicidade -

8 comentários

  1. Nada me admira !!!
    O exemplo de inúmeras reconstruções no centro histórico em que os proprietários são constantemente confrontados pelos técnicos camarários quanto ao rigor imposto ás fachadas das casas !
    Vai-se a ver e no final da reconstrução o proprietário solicita á empresa competente a instalação da eletricidade ,assim a empresa faz desfilar ao longo do prédio um cabo de grande espessura ,aí a preservação da fachada já não interessa .
    Lá se foi a FACHADA !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo