CulturaDestaque

Atentado ao património nos Estaus

Várias estruturas em pedra dos Estaus, na rua dos Arcos, em Tomar, foram furadas com berbequim para afixação de tubos de eletricidade.

Os trabalhos relacionam-se com a iluminação da rua para a feira de Santa Iria (14 a 23 de outubro), organizada pela câmara. Ali vão estar a funcionar espaços de venda de quinquilharia e outros produtos.

Sem qualquer sensibilidade pelas questões do património, os autores protagonizaram um atentado a um monumento classificado, construído no séc. XV.

Estaus era o nome que antigamente se dava às hospedarias ou estalagens. Os Estaus de Tomar foram mandados construir pelo Infante D. Henrique, para providenciar estadia aos viajantes e peregrinos.

 

estaus 2006 05 30 1047 21

8 comentários

  1. Nada me admira !!!
    O exemplo de inúmeras reconstruções no centro histórico em que os proprietários são constantemente confrontados pelos técnicos camarários quanto ao rigor imposto ás fachadas das casas !
    Vai-se a ver e no final da reconstrução o proprietário solicita á empresa competente a instalação da eletricidade ,assim a empresa faz desfilar ao longo do prédio um cabo de grande espessura ,aí a preservação da fachada já não interessa .
    Lá se foi a FACHADA !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.