in ,

Ano e meio depois, praça da República volta a encher (c/ vídeos)

omiri 305929055124904235 n
Foto de Nuno Madureira Miguel

Desde que começou a pandemia que não se via tanta gente na praça da República em Tomar.

O concerto do projeto Omiri no sábado, dia 9, atraiu largas centenas de pessoas ao coração do centro histórico. E isto num fim de semana em que decorriam os dias Templários, um evento que trouxe a Tomar milhares de pessoas.

São unânimes os elogios ao espetáculo que teve na interpretação do tema “Menino”, por Carlos Moisés dos Quinta do Bill e o coro Canto Firme, o seu ponto alto.

Sobre o projeto Omiri

Omiri é um dos mais originais projetos de reinvenção da música tradicional portuguesa. Para reinventar a tradição, nada melhor que trazer para o próprio espetáculo os verdadeiros intervenientes da nossa cultura; cantores, tocadores, contadores de estórias, artes e ofícios tradicionais dos concelhos de Alcanena, Pombal e Tomar a tocar e a cantar como se fizessem parte de um mesmo universo. Não em carne e osso, mas em som e imagem, com recolhas transformadas e manipuladas em tempo real, servindo de base para a composição e improvisação musical de Vasco Ribeiro Casais.

Omiri é, acima de tudo, remix, a cultura do século XXI, ao misturar num só espetáculo práticas musicais já esquecidas, tornando-as permeáveis e acessíveis à cultura dos nossos dias, isto é, sincronizando formas e músicas da nossa tradição rural com a linguagem da cultura urbana.

Em Omiri a música e cultura portuguesa é rica e gosta de si própria.

O projeto OMIRI é cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro e inclui ainda o lançamento de um livro com documentação do processo junto da comunidade no dia 23 de outubro, às 11h00, no Complexo Cultural da Levada de Tomar.







Escrita por Redação

Blog informativo Tomar na Rede. Notícias sobre Tomar e região envolvente. Informação local e regional.

Comentários

Responder
  1. Continua o circo em Tomar…
    Podiam ao menos informar quanto é que nos estão a custar estas palhaçadas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
arbitros 20211008 221030 1 rotated

Pedro Serra sucede a Ana Brites no Núcleo de Árbitros de Futebol

estacionamento estadio IMG 20211009 083854

Câmara e PSP impedem estacionamento junto ao estádio municipal