SociedadeDestaque

Há um novo passadiço em Tomar (c/ fotos)

- Patrocínio -

Já está concluído o novo passadiço do Agroal, junto à praia fluvial do concelho de Ourém.

Cerca de dois anos depois de a câmara de Ourém inaugurar um passadiço com 780 metros, do lado de Tomar abre ao público uma estrutura semelhante mas com apenas 120 metros de comprimento.

O novo passadiço começa junto à zona ribeirinha próxima da praia fluvial e liga ao cimo da encosta do Agroal. Faz parte da Rota do Canhão do Agroal, que tem uma extensão total de 6,13 km.

- Patrocínio -

Foi a empresa Carmo – Estruturas em Madeira S.A. que construiu os passadiços por cerca de 120 mil euros.

Do lado de Ourém, o passadiço de 780 metros foi construído pela mesma empresa, custou cerca de 177 mil euros e foi financiado por fundos comunitários.

A chamada Rota do Canhão do Agroal inicia-se na Praia Fluvial do Agroal, na margem direita do rio Nabão. O percurso segue para Este por umas escadas em passadiço, percorrendo cerca de 60 metros por um caminho que foi requalificado. Daqui percorre-se cerca de 120m de passadiço paralelo à estrada até um caminho florestal. Neste ponto o percurso segue para Sul por caminhos existentes ao longo de uma área de mata protegida pela Rede Natura 2000 até à estrada municipal. O percurso atravessa uma estrada municipal e segue para Oeste por um eucaliptal durante cerca de 1 km. Segue então por entre olivais e áreas de mato até à ribeira da Sabacheira. Aqui a rota inflete para Oeste paralela à ribeira da Sabacheira até ao rio Nabão.

Mas, com exceção deste percurso, do lado de Tomar, predominam as imagens de abandono. Um painel informativo apresenta-se degradado e ilegível. Cerca de 20 árvores plantadas no Agroal pela câmara de Tomar em novembro de 2021 secaram por falta de água.

Dezenas de árvores plantadas no Agroal secaram

Passadiço do Agroal já aberto ao público (c/ fotos)

- Patrocínio -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo