
O relatório e as contas da última feira de Santa Iria, que decorreu em Tomar de 14 a 23 de outubro, já foram publicadas pela câmara.
A 29 de dezembro, “Tomar na Rede” tinha solicitado à autarquia estes documentos e a resposta chegou esta semana dizendo que estavam publicados no portal da transparência, um espaço com informação desatualizada de vários anos.
Conforme já noticiámos, a feira registou um prejuízo financeiro a rondar os 165 mil euros, com uma despesa a ascender a 267 mil euros, enquanto a receita se fica pelos 102 mil euros aproximadamente.
Só na animação da feira, a autarquia investiu cerca de 100 mil euros, contratando músicos como Pedro Abrunhosa, David Carreira, HMB e Némanus, entre outros.
O relatório da Feira de Santa Iria 2022 pode ser consultado aqui. As contas podem ser consultadas aqui.
A Feira de Santa Iria não existe para dar lucro à Autarquia, mas sim a todos os agentes económicos, que nela participam. Se se quer uma Feira com qualidade, têm que se investir.
1º – Os moldes em que a feira é realizada está ultrapassado.
2º- De feira tem muito pouco, e a piorar ano após ano, não fosse os concertos de música com nomes bem conhecidos, e a frequência da mesma teria sido muito reduzida.
3º- Os espetáculos de Musica deviam ter sido com entradas a pagar
4º – Gastar mais de 100 mil euros para dar musica é desperdício de dinheiro dos contribuintes
5º – O Município tem de investir, sim, mas num espaço bem dimensionado para a realização deste tipo de eventos, de modo a estar tudo junto e com todas as condições técnicas e logísticas
Relativamente ao seu quinto ponto, é exactamente isso que eu tenho defendido! Estamos perfeitamente de acordo.
O Lambe botas número 1 da cidade e dos xuxialistas