
O lançamento da primeira pedra da fábrica da Platex, atual Indústria de Fibras de Madeira (lFM), de Tomar, aconteceu no dia 30 de abril de 1960, fez agora 60 anos.
A fábrica acabaria por ser inaugurada a 13 de outubro de 1961, dia em que se procedeu à primeira experiência da prensa da fábrica de placas de fibra de madeira.
A própria sociedade Fábricas Mendes Godinho, SARL foi constituída apenas a 10 de novembro de 1960.
Ainda antes do início da laboração da fábrica, a Mendes Godinho comercializava já, pelo menos desde 1959, essas placas, mas, então, importadas de Espanha, numa parceria com a sociedade Tafisa.
Estes dados foram recolhidos no livro “Mendes Godinho, Uma história de empreendimento empresarial familiar”, de Leonel Vicente, edição da Associação MG – Memorial Mendes Godinho.
Hoje uma empresa que foi pioneira em Portugal exportando para todos os cantos do mundo com a melhor placa a nivel mundial. Nos dias de hoje vive_ se numa agonia num estado de apreensao pelo seu futuro. Boa sorte para todos os meus ex. Colegas.
Pode ser o caso típico português: controlo de gestão ineficiente, opções de investimento erradas, pouca atenção ao mercado e também a adesão do país ao euro com a elevada cotação adotada. Claro que “imprensa especializada” a culpa foi do aumento dos ordenados dos trabalhadores, das faltas e das greves.