SociedadeDestaque

Toneladas de palha de Tomar para ajudar os produtores da Serra da Estrela (c/ vídeo)

- Publicidade -

Vai partir na madrugada deste domingo, dia 28, de Delongo, Paialvo, Tomar, um camião carregado com 13 toneladas de palha em direção à zona da Covilhã para ajudar os produtores da Serra da Estrela que ficaram sem pasto para o seu gado.

Agricultores e empresários de Paialvo, Santa Cita, Delongo e arredores juntaram-se nesta iniciativa solidária. “Temos de colaborar. Hoje são eles, amanhã somos nós”, diz Vitor Manuel, um dos impulsionadores da campanha.

Ajudaram várias empresas e particulares, bem como as juntas de freguesia de Paialvo e de Tomar. Uns deram fardos de palha, outros ajudaram com combustível e donativos e assim, conseguiu-se pôr em marcha a iniciativa.

Na tarde deste sábado, os fardos foram carregados no camião para que amanhã siga viagem até Verdelhas, Covilhã.

O incêndio da serra da Estrela, que deflagrou a 6 de agosto em Garrocho (Covilhã) e lavrou durante 11 dias, foi considerado como o mais extenso até agora registado desde o de Pedrógão Grande, em 2017.

- Publicidade -

As chamas estenderam-se aos concelhos de Manteigas, Gouveia, Guarda, Celorico da Beira e Belmonte.

Em consequência dos danos causados, o governo declarou a situação de calamidade no Parque Natural da Serra da Estrela por um período de um ano.

 

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo