Inaugurado com pompa e circunstância no dia 27 de junho em Vila Nova da Barquinha, o sistema de bicicletas elétricas partilhadas ainda não chegou a Tomar, apesar do anúncios oficiais.
As oito estações (locais de aparcamento e recarga) das bicicletas na cidade ainda estão vazias. As fotografias publicadas pela Comunidade Intermunicipal (ver em baixo) são enganadoras porque ainda não existem essas bicicletas em Tomar.
O projeto envolve outros concelhos como Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Vila de Rei.
Nestes 11 municípios foram montadas mais de 60 estações onde vão estar aparcadas 250 bicicletas, sem data prevista.
Sobre as causas da ausência das bicicletas em Tomar, a câmara não prestou até agora qualquer informação.
O projeto custou mais de 2 milhões e 250 mil euros, sendo financiado pelos fundos comunitários.
Projeto arrancou mas as estações continuam vazias em Tomar
Localização das estações em Tomar
Bicicletas em Vila Nova da Barquinha
Ninguém se lembra do que aconteceu com as trotinetas? Ainda não perceberam que em Tomar não há qualquer hipótese de avançar com este tipo de iniciativa? E porquê? Porque em Tomar estamos civilizacionalmente muito atrasados em relação a outras localidades onde, com maior ou menor esforço, o sistema “pegou”. Por cá campeia o vandalismo, sobretudo a coberto da noite, sem oposição das autoridades, impunemente. Lembro-me que há muito a anos o semanário Expresso publicou na sua revista um estudo sobre vandalismo urbano, tendo sido referido que, de entre as cidades de interior de pequena e média dimensão, Tomar era a que apresentava índices mais preocupantes. Mais tarde, numa outra publicação dum semanário local, era noticiado que, face à inoperância camarária, cê inacção policial, até grupos de localidades vizinhas vinham para cá “divertirem-se” durante a noite vandalizando mobiliário urbano, viaturas e fachadas de prédios.
Nada nos garante que a situação tenha mudado… Pessimismo àparte!!!
mais dinheiro mandado fora, os cachopos andam a toque de modas….em Tomar é só gente endinheirada anda tudo de carro nem que seja para fazer 100 metros….
A ti levava-te eu…de carreta!
Vai ser um maná para aquela comunidade que toda a gente sabe, embora nem todos os actos de vandalismo sejam da sua responsabilidade. Mas a verdade é que eles são responsáveis pela esmagadora maioria dos casos…