SociedadeDestaque

Quatro milhões para reabilitar ponte sobre o rio Zêzere

A ponte da Pombeira, que liga Ferreira do Zêzere a Vila de Rei, vai ser alvo de obras de reabilitação e reforço estrutural, conforme concurso lançado pela Infraestruturas de Portugal e cujo anúncio foi publicado no Diário da República do dia 20 de abril.

O preço base do concurso é de 4 milhões de euros e o prazo de execução do é de 420 dias.

O anúncio indica que as obras de reabilitação e reforço vão ocorrer na Estrada Regional 348, ao quilómetro 87+690 da ponte sobre o rio Zêzere, entre os municípios de Vila de Rei (distrito de Castelo Branco) e Ferreira do Zêzere (Santarém).

drive banner horarios

Até 18 de maio decorre o prazo para que as empresas construtoras possam apresentar as suas propostas.

A ponte da Pombeira foi inaugurada a 26 de março de 1995, numa cerimónia presidida por Cavaco Silva, que era na altura o Primeiro-Ministro.

A ligação entre Vila de Rei e Ferreira do Zêzere que, por terra, era feita por aproximadamente 55 Kms, passou a ser feita por apenas 17 Kms.

A ponte é constituída por um tabuleiro de 400 metros de comprimento, sustentado no seu enorme arco em betão armado. Está a quase 60 metros do nível da água da albufeira de Castelo do Bode.

Segundo a explicação técnica, o arco de betão armado em caixão bicelular, foi construído segundo a técnica dos tirantes múltiplos repartidos, ancorados sobre mastros instalados no alinhamento das nascenças, equilibrados por tirantes provisórios, sustentados por sua vez por ancoragens à rocha.

Na altura da inauguração, a RTP fez uma reportagem no local, vídeo que consta dos arquivos da RTP e pode ser visto aqui.

Cavaco Silva inaugurou ponte entre F. Zêzere e Vila de Rei há 25 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo