SociedadeDestaque

Quando a rainha Isabel II visitou Santarém

- Publicidade -

Numa altura em que o mundo chora a morte da Rainha Isabel II de Inglaterra, recordamos a passagem da monarca por Santarém a 20 de fevereiro de 1957.

A visita oficial da Rainha e de Filipe, Duque de Edimburgo, a Portugal decorreu entre 18 e 21 de fevereiro.
Um dos dias foi dedicado a visitar Nazaré, com passagem por Santarém, Caldas da Rainha, Alcobaça, Batalha e Vila Franca de Xira.

Isabel II morreu no dia 9 de setembro, aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia, após cumprir o reinado mais longo da história do Reino Unido (1952-2022). Foi a sepultar no dia 19.

Recordemos o relato do jornal Correio do Ribatejo sobre a passagem da Rainha pela capital de distrito:

A visita de SAR Rainha Elizabeth II a Santarém.

- Publicidade -

“Na Rua 31 de Janeiro o automóvel em que seguia Isabel II passou sobre as capas dos estudantes.

Em todo o trajecto, a soberana, comovida, acenava para a multidão que agitava bandeiras inglesas e portuguesas. A certa altura, Isabel de Inglaterra, apercebendo- se de que um grupo de alunas do Colégio de Santa Margarida pretendia oferecer-lhe um ramo de flores mandou parar o automóvel e recebeu a oferta com um sorriso.

As ruas Alexandre Herculano e Cidade da Covilhã, o Largo da Piedade, a rua 31 de Janeiro estavam completamente apinhadas, como os passeios, os largos, as janelas, o Jardim da República e a alameda da Escola de Cavalaria. Em vários pontos a Câmara mandou colocar tiras de pano com saudações à Rainha. No largo da Piedade estavam a Legião e a Mocidade Portuguesa a banda dos bombeiros, com as duas corporações, Sindicatos Nacionais, alunos da Escola Comercial e Indústrial e do Liceu Sá da Bandeira, alunos do Seminário, com o reitor e corpo docente da Escola de Regentes Agrícolas, também com os seus alunos, Colégios de Santa Margarida, Andaluz e outros mais, escuteiros e escolas primárias, com cerca de cinco mil crianças, Ranchos folclóricos das Fontaínhas, da Casa do Povo da Azinhaga e do Vale de Santarém.”

Correio do Ribatejo

A reportagem da visita nos arquivos da RTP

Uma Rainha no Ribatejo

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo