SociedadeDestaque

Quando a freguesia de Beberriqueira passou a chamar-se S. Pedro de Tomar

- Publicidade -

Foi há mais de 60 anos que a freguesia de S. Pedro de Tomar ganhou este nome. Antes chamava-se Beberriqueira, tanta a freguesia como a aldeia sede da freguesia.

Para pedir a mudança do nome, a junta da altura argumentou que “a denominação actual (Beberriqueira) presta-se a deturpações que afectam o brio dos habitantes”.

A alteração contou com os pareceres favoráveis da Junta Distrital de Santarém e do Governo Civil do distrito.

O decreto governamental de alteração do nome foi publicado no Diário do Governo de 1 de agosto de 1961 e assinado por Américo Deus Rodrigues Thomaz, António de Oliveira Salazar e Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior.

O documento pode ser lido aqui

- Publicidade -

dre s. pedro

- Publicidade -

1 comentário

  1. Só uma perguntinha, o lugar Beberriqueira não continua a existir? São Pedro de Tomar, freguesia do concelho de Tomar, dista cerca de 7 quilómetros da sede concelhia. É detentora de uma área de 36,5 quilómetros quadrados, composta pelos lugares de Barca Nova, Alverangel, Bairrada, Bairro, Beberriqueira, Bemposta, Boca da Mata, Cardelas, Cartaxa, Casal de São Jorge, Casal de Deus, Casal do Amor, Casal do Rei, Casal dos Tomazes, Casal dos Durões, Casalinho, Coito, Contraste, Coxões, Ervideiras, Estrada, Fontainhas, Fortes, Macieiros, Marianaia, Maxieira, Pêro Calvo, Pinheiro, Portela, Portelinhas, Quinta do Falcão, São Pedro de Tomar, Torre, Vale Florido, Venda e Vermoeiros. Portanto, dizer que Beberriqueira passou a chamar-se S.Pedro não é verdade, Existe S.Pedro, agora nome da freguesia e existe Beberriquiira agora lugar, outrora era o nome de freguesia, ou será que estou errado? É que quando passo na EMde S.Pedro para o Pinheiro vejo a placa que diz, Beberriqueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo