SociedadeDestaque

Publicamos a carta de despejo que a câmara enviou a uma família ucraniana

- Patrocínio -

“Vimos por este meio, solicitar que até 31 de dezembro de 2023, efetue a entrega das chaves e procure uma alternativa habitacional”.

É desta forma seca que, através de uma carta, a vereadora Filipa Fernandes (PS) se dirige a uma refugiada ucraniana, mãe de um filho deficiente, família que acolheu em março de 2022.

“Volvido um ano e oito meses desde este acolhimento e após o trabalho que tem sido desenvolvido no que diz respeito à integração dos refugiados ucranianos, é solicitado por parte do proprietário do imóvel da Rua Miguel Maria Ferreira, nº2, 2300-511 Tomar, a entrega do mesmo, livre de pessoas e bens”, escreve a autarca, sem referir que o proprietário é a Santa Casa da Misericórdia que cedeu a antiga casa de Nini Ferreira.

A carta tem data de 21 de novembro e foi recebida com tristeza e angústia pela refugiada porque não tem rendimentos para poder alugar uma casa. E tudo isto acontece em plena quadra natalícia e enquanto a vereadora vai tirando selfies em tudo quanto é evento.

A câmara argumenta que “a proteção Internacional é competência da Segurança Social” e por isso a refugiada “deve procurar junto da técnica que acompanha o processo o devido apoio, caso necessite”.

Sobre este assunto, a mulher, que trabalha no CIRE através de um programa ocupacional, não foi contactada pessoalmente pelas assistentes sociais nem pela vereadora responsável.

Na sessão da assembleia municipal de 19 de dezembro a deputada municipal Célia Bonet (PSD) questionou o presidente da câmara se achava que isto era “correto, justo e humano”.

Cartas com o mesmo teor foram enviadas a outras famílias de refugiados ucranianos que a câmara e a Misericórdia acolheram em março de 2022.

refugiados ucranianos IMG 20231220 WA0000 Copia

Câmara de Tomar “despeja” refugiados ucranianos

- Patrocínio -

8 comentários

  1. É o que os governantes afetos ao PS fazem.
    Estão-se burrifando para quem não tem condições de viver humanamente.
    Em Março, rua com esta gentalha, que só lá estão para se governarem a eles próprios, e aos Amigos.
    Certamente essa vareadora não deve dormir de consciência tranquila.
    Gente desta estirpe, nem a água que bebem merecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo