SociedadeDestaque

Proteção Civil alerta para risco de cheias no rio Nabão

- Publicidade -

Nesta noite de sábado para domingo, devido à chuva forte, os níveis da água podem começar a aumentar, sendo a região mais preocupante a do rio Nabão e o troço inicial do Tejo já em território português.

O alerta é da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) que decretou hoje o estado de alerta especial de nível amarelo para o todo dispositivo do continente, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido ao agravamento das condições meteorológicas.

Em conferência de imprensa, o comandante nacional da ANPC, André Fernandes, alertou para a precipitação “pontualmente intensa” esperada em algumas zonas do país a partir da próxima madrugada, que vai ter impacto nas bacias hidrográficas dos rios Vez, Cávado, Tejo, Zêzere, em particular no afluente do rio Nabão, “que podem entrar em cheia”.

Também a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) avisou que pode haver “aumento significativo das afluências” nas bacias do Tejo, das ribeiras do sotavento do Algarve; e do Lima, Cávado, Ave, Vouga e Douro.

Numa atualização ao alerta publicado pela Proteção Civil, as autoridades fazem um balanço do impacto do mau tempo que se espera esta noite nas “zonas historicamente mais vulneráveis”.

- Publicidade -

Imagens de outras épocas de cheias no rio Nabão 

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo