As obras de requalificação da envolvente da biblioteca municipal de Tomar estão paradas há várias semanas e não há perspetivas de quando serão retomadas.
A câmara já aprovou várias prorrogações do prazo de execução, mas nesta altura a empresa adjudicatária já está em incumprimento.
Os trabalhos começaram a 12 de maio de 2022 e deveriam estar concluídos no prazo de seis meses, o que representa quase meio ano de atraso.
Na reunião de câmara desta segunda feira, dia 17, o vereador Tiago Carrão (PSD) levantou a questão e o vereador Hugo Cristóvão (PS) explicou que não autorizou nova prorrogação do prazo, pelo que a empresa “está em incumprimento”.
De acordo com o projeto, “a obra assenta na requalificação da envolvente ao carvalho de grande porte (que está classificado como árvore de interesse público), eliminando o espelho de água e criando um novo acesso à Biblioteca. Também será alterado o estacionamento na Alameda dos Templários, do lado poente. Será ainda renovado o mobiliário urbano e inseridas duas zonas de “street fitness”.”
As obras custam 211.073,45 euros, e foram entregues à empresa Calaveiras Unipessoal, Lda., de Cem Soldos.