SociedadeDestaque

Novo radar fixo já instalado no IC8

- Publicidade -

Já foi instalado no km 115, do Itinerário Complementar (IC) 8, entre o nó de Vale do Pereiro e da Isna de São Carlos, no concelho da Sertã, um radar fixo de controlo de velocidade, mas que ainda não está em funcionamento.

Este troço do IC8 no concelho da Sertã é um dos locais para onde estava prevista a instalação de radares em sistema de rotatividade, ou seja, que controlam a velocidade média dos veículos entre dois pontos da estrada que fazem parte da lista de pontos-negros da sinistralidade no país.

Com dois radares colocados a uma determinada distância é possível calcular a velocidade média da viatura, tendo em conta a hora de entrada e a hora de saída no troço controlado.

Se a distância percorrida for feita em menos tempo do que o mínimo necessário para cumprir a velocidade estipulada, considera-se ultrapassado o limite de velocidade e o proprietário do veículo recebe a coima em casa.

O limite de velocidade no local, é de 70 kms por hora.

- Publicidade -

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) explica que os novos equipamentos estão desenvolvidos ainda para “medir, em simultâneo, a velocidade de vários veículos, mesmo nos casos em que estes circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si”.

O IC8 é uma estrada que faz a ligação entre a A17, perto de Pombal, e a A23, próximo de Vila Velha do Ródão. Tem sido palco de muitos acidentes, alguns dos quais mortais.

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo