SociedadeDestaque

Novo hospital de Tomar inaugurado há 20 anos (c/ fotos)

- Publicidade -

O atual hospital de Tomar, que integra o Centro Hospitalar do Médio Tejo, foi inaugurado a 10 de janeiro de 2003 pelo então primeiro ministro Durão Barroso. Na ocasião, o governante fez-se acompanhar pelo ministro da Saúde e pelo secretário de estado da Administração Local, além de outros dirigentes e autarcas locais.

Até aí o hospital funcionava nas instalações da av. Cândido Madureira, atual Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia.

Era uma reivindicação antiga dos tomarenses uma nova unidade hospitalar já que a que existia não tinha condições nem dimensão para dar resposta a todas as necessidades. Após anos de luta, a 13 de outubro de 1997 procedeu-se ao lançamento da primeira pedra do novo hospital com a presença da ministra da Saúde, Maria de Belém e do Primeiro Ministro António Guterres.

A 1 de outubro de 2000, tinha sido inaugurado em Torres Novas o novo hospital Rainha Santa Isabel.

Em simultâneo decorria o processo de criação do Centro Hospitalar do Médio Tejo que integra as três unidades hospitalares, localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas.

- Publicidade -

A portaria que cria o Centro Hospitalar do Médio Tejo foi publicada a 13 de novembro de 2001. Mais tarde, a 7 de junho de 2005, foi publicado o Decreto-lei que transforma os hospitais sociedades anónimas em entidades públicas empresariais, modelo de gestão que se mantém até aos dias de hoje.

Fotos do arquivo da agência Lusa

hospital 1 pedra Hospital de Tomar
No dia de lançamento da primeira pedra

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo