Sociedade

Nos 50 anos do liceu de Tomar

O antigo Liceu Nacional de Tomar, atual Escola Secundária/3 Santa Maria do Olival, foi criado a 25 de outubro de 1971, pelo Decreto-lei n.º 447/75. Ou seja, completa nesta segunda, dia 25, o seu 50º aniversário.

Mas a história da Escola Secundária/3 Santa Maria do Olival pode recuar até ao ano de 1922, ano em que começa a funcionar, em Tomar, a Escola Primária Superior “António de Castilho”.
Em 1965, pelo despacho de 7 de julho, cria-se em Tomar uma secção de frequência mista, do “Liceu Nacional de Santarém”, que funciona nas instalações da antiga “Escola Industrial e Comercial”.

Em 25/10/71, cria-se o “Liceu Nacional de Tomar”. O edifício do novo liceu de Tomar começa a ser construído em janeiro de 1972. No dia 2 de outubro de 1972, pelas 15 horas, faz-se a abertura solene das aulas do novo Liceu Nacional de Tomar, ainda nas instalações da antiga “Escola Industrial e Comercial”.

No Verão de 1975, terminadas as obras do novo edifício, o Conselho Diretivo toma a iniciativa de realizar a mudança de instalações. Sem qualquer tipo de inauguração do novo edifício e sem, tão pouco, haver qualquer registo oficial que autorize as mudanças de instalações, no dia 6 de outubro de 1975, iniciam-se as aulas no novo edifício, situado na Alameda dos Templários, onde decorrem até hoje.

O “Liceu Nacional de Tomar” dá origem, em 1978, à “Escola Secundária Santa Maria do Olival” e, mais tarde, à “Escola Secundária/3 Santa Maria do Olival”.

Já no decorrer do ano de 2012, agrupa com o Agrupamento de Escolas Dom Nuno Álvares Pereira, originando-se uma estrutura educativa, com a designação de Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, da qual é a escola sede.

No Facebook foi criado o grupo Memórias do Liceu / ESSMO que pretende celebrar, preservar e partilhar a história desta instituição com toda a comunidade e, especialmente, com as várias gerações que passaram pelo Liceu / ESSMO.

One Comment

  1. Se o Liceu Nacional de Tomar foi criado em 1971, não poderá ter sido pelo Decreto-Lei 447/75 (que é um decreto de 1975), mas sim pelo Decreto-Lei 447/71

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.