O sistema anti-rapto de bébés que está instalado tanto na Maternidade de Abrantes como no serviço de Pediatria do hospital de Torres Novas vai ser atualizado de forma a reforçar a segurança.
Para fazer o atualização do sistema, a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (centro hospitalar) contratou por ajuste direto a empresa Infocontrol – electrónica Automatismo, Lda por 24.563 euros (19.970 + IVA).
O sistema Babymatch anti-rapto de bebés já está instalado no serviço de Pediatria de Torres Novas e no de Neonatologia de Abrantes, não se conhecendo até ao momento qualquer caso de rapto de bebés na região.
A empresa fornecedora argumenta que “a possibilidade de rapto de bebés nas maternidades é uma problemática partilhada por todos os pais e todos os profissionais de saúde (enfermeiras, médicos, administradores hospitalares, etc.)”.
Refere que “o Babymatch é uma solução anti-rapto para proteção, segurança e monitorização, com base em sistema de localização em tempo real (RTLS), que aumenta a segurança de bebés e crianças, de forma continuada, desde o nascimento/internamento até à alta hospitalar, permitindo que os pais fiquem descansados quanto à segurança do seu filho e que as equipas médicas e de enfermagem se preocupem exclusivamente com os cuidados de saúde”.