
- Patrocínio -
Infelizmente não é caso isolado. São situações que se repetem um pouco por todo o concelho de Tomar.
Por um lado, verifica-se falta de civismo, por outro, constata-se que a recolha de lixo não corresponde às necessidades da população.
A imagem que publicamos foi-nos enviada por um cidadão indignado. “É esta vergonha a entrada do bairro do Colégio. Até pneus tinha dentro dos contentores”, lamenta.
A situação passou-se esta semana no bairro do Colégio, à entrada de Tomar, pela estrada de Leiria.
Proponha uma correção, sugira uma pista:
Envie fotos e vídeos para ou por aqui
…e no entanto pagamos todos os meses a recolha dos lixos, sem falhar, com a regularidade dum relógio suíço, na factura da água. Neste aspecto os serviços municipais não falham nem um bocadinho!
Talvez o município de Tomar precise de adoptar os contentores à periodicidade das recolhas, e ter contentores com o triplo ou mais da capacidade, mas daqueles enterrados, mas com tampas gigantes para se conseguir despejar para lá tudo sem problemas, e talvez até duplicar ou triplicar além da capacidade de armazenamento também o número de contentores em si, assim mesmo recolhas mais espaçadas que o ideal (diariamente) podem ser mais facilmente “perdoadas” porque a capacidade máxima não foi atingida… a não ser que aumentem o prazo da recolha ainda mais, o que certamente acabaria por não solucionar o problema.
Por outro lado quando entrar em vigor aquela medida de ter de se identificar a quem pertence o lixo para conseguir livrar-se dele, é que vai ser a loucura de lixo espalhado por todo o lado menos dentro do contentor… que a malta se conseguir poupar 5 euros sem dúvida que o vai fazer… e boa sorte para as ameaças de multas… nem os STOPS e sentidos proibidos dão conta, quanto mais do lixo.