SociedadeDestaque

IPT vai poder adotar a designação “Polytechnic University of Tomar”

- Publicidade -

A Assembleia da República aprovou esta semana a alteração legislativa que permite aos institutos politécnicos conferir o grau de doutor no próximo ano letivo e utilizar, desde já, a denominação “Polytechnic University”.

Ou seja, o Instituto Politécnico de Tomar pode passar a utilizar a designação “Polytechnic University of Tomar”.

Para o vice-presidente do IPT, Nuno Madeira, este foi “um dia histórico para o Ensino Superior Politécnico em Portugal… “

“Isto quer dizer que principalmente em ações de internacionalização podemos usar o nome Polytechnic University of Tomar em conjunto com Instituto Politécnico de Tomar. Não podemos, ainda, utilizar o nome de Universidade Politécnica em português. Lá iremos…”, explica o responsável.

Na mesma ocasião, o parlamento aprovou a definição dos critérios para Universidades Politécnicas, no âmbito da revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) que está em curso.

- Publicidade -

A presente atualização decorreu das alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo e ao RJIES. A medida foi apresentada pela Comissão de Educação e Ciência com o objetivo de valorizar o ensino politécnico nacional e internacionalmente.

O IPT ainda não emitiu qualquer comunicado oficial sobre o assunto.

 

Texto final aprovado pela Assembleia da República

ipt 033525 2278381680584102817 n

- Publicidade -

5 comentários

  1. Está nova nomenclatura foi ordenada por Lisboa. A partir de agora os politécnicos passam a ter competência para atribuir doutoramentos e por isso a parola da da central achou por bem dar-lhes um nome pomposo…à inglesa. Parolices típicas de mentalidades periféricas que e6 o que nos caracteriza enquanto povo.
    Bem dizia o de Gaulle : aEuropa acaba nos Pirenéus…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo